segunda-feira, 2 de abril de 2018

Praça da Amizade

                                                                         Charles Meira
Praça da Amizade.
Raimundo Souza (Raimundinho), Charles Meira, Lindomar Vale da Costa, Laís Costa e Cíntia Soares.
        Na manhã do dia 23/03, retornei ao Conjunto habitacional da URBIS I para pegar um livro que mandei imprimir e encadernar, item obrigatório para fazer a minha inscrição no “Fomento à Leitura”, concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Jequié.
             Depois de pegar o livro, mesmo com o tempo chuvoso, segui a pé para o local que faria a inscrição. Retornei por outro caminho do Conjunto Habitacional, local onde tem uma praça. Ao aproximar-me, visualizei algumas artes ali existentes. Parei, coloquei o envelope em cima do banco, tirei o celular do bolso e conversando com um senhor morador do local, comecei a fotografar tudo existente naquela encantadora praça, uma obra de arte ao ar livre. Para minha surpresa, em seguida encontrei meu amigo Gilvando. Com a alegria de sempre me recebeu e respondeu todas as minhas perguntas relacionadas ao logradouro e em seguida me levou para falar com Raimundinho, colega aposentado, que estava próximo e também cuida voluntariamente da praça. Após conversarmos o necessário sobre aquele belo lugar e tirarmos outras fotos prossegui a caminhada para a Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié.
Charles Meira, Gilvando Santos e Raimundo Souza (Raimundinho).
          Quando cheguei à minha casa, verifiquei que não era correto apenas compartilhar as fotos para a comunidade. A sociedade Jequieense necessitava também conhecer a história daquela praça. Na manhã do dia 27/03, às 09h estava novamente no Conjunto Habitacional URBIS I, onde encontrei com Raimundinho na porta da sua casa conversando com Rubens, pessoa por nós estimada. Depois de rápidos cumprimentos, Rubens foi para sua fazenda e entramos no quintal da residência de Raimundinho. Fui recebido alegremente por sua esposa Valdeide Souza e em seguida sentamos em duas cadeiras que estavam no local e expliquei ao meu amigo o motivo do meu retorno.
           Muito calmamente chamou a sua filha Cíntia Soares, pessoa mais informada e preparada para falar sobre a história da praça, localizada entre os caminhos C, D e S do Conjunto habitacional URBIS I, próximo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Durante o pouco tempo que levou para chegar, fiquei sabendo que Antônio Raimundo de Souza nasceu em 15/10/1942 na cidade de Ubaira – BA e trabalhou durante 22 anos na Coelba, onde se aposentou no ano de 1985. A simpática morena Cíntia Soares Souza chegou, sentou-se na cadeira que estava na minha frente e com desenvoltura respondeu que nasceu em 17/05/1972 na cidade de Jequié – BA, onde se formou em Biologia na UESB no ano de 2004. Para meu contentamento e mais uma surpresa, a jovem mãe de uma linda menina chamada Victória era também a atual Presidente da Associação Amigos da Praça, que por iniciativa dela convocou os moradores para formar uma comissão de meio ambiente e qualidade de vida para cuidar da praça e posteriormente em 03/08/2014, fundar a associação, data que consta na primeira ata.
Terno de Reis e moradores na  celebração do Dia de Reis.
Feira de Artesanato com artes feitas pelos moradores.
Moradores celebrando o São João em 2016.
Moradores celebrando o Dia de Natal.
Encontro de Educação Ambiental com a participação dos moradores.
Segundo Cíntia Soares, hoje a associação é formada por 21 famílias, totalizando aproximadamente 80 moradores. Tudo existente na praça, inclusive as artes decorativas, foram feitas com materiais recicláveis e todos os recursos aplicados para sua revitalização foram doados pelos moradores. As plantas ornamentais, frutíferas, arbóreas e medicinais existentes na sua maioria possuem identificação feita pela bióloga Cíntia Soares. Na praça que preserva o meio ambiente também são realizadas celebrações como: Dia de Reis, Aniversários dos Moradores, Momentos de Oração, Dia das Mães, Natal, São João e são promovidas Feiras de Artesanato, eventos que conta com participação e exposição das artes feitas somente pelos moradores da praça e encontros de Educação Ambiental. Cíntia acrescentou ainda que na realização dos eventos especiais, objetivando levantar recursos financeiros para a praça, a associação é apoiada pela Panificadora Pão Quente, Bóris Lanches, Artpix e o Supermercado Jambo.
Como novidade, a Bióloga contou que existe também uma proposta de exibição de filmes, um projeto que será realizado pela UESB provavelmente no mês de abril deste ano.
A presidente informou ainda que o lema da “Associação Amigos da Praça”, frase de sua autoria é a seguinte: “Fazemos parte das pessoas que realizam, com atitudes que fazem a diferença” e em seguida relacionou as ações realizadas pelos moradores da Praça da Amizade:
Garrafas Pet com água e tinta nos canteiros da praça feita pelos moradores.
Avião com material reciclável feito pelo morador César Maia.
Moto feita com pneus pelo morador Raimundo Souza.
Pedras pintadas e outras artes feitas pela moradora Lindomar Vale da Costa.
Bicicleta Escultural idealizada pela moradora Maria Lúcia Barreto.
Parque Infantil, balanço doado pela CLIRAN.
Geladeira contendo livros de Literatura Infantil, idealizado pela moradora Maria Lúcia Barreto.

Artes/Serviços/manutenção:

Artistas/iniciativa/colaboradores:
Implantação de 1.500 garrafas pet nos canteiros com água e tinta.
Moradores



 Avião com o material reciclado.


César Maia

Artes com pneus: Zebra, Sapo, Moto, Cavalo, Caramujo, Xícara, Bule e Arara.

Raimundo Souza

Pedras pintadas e outras artes com pinturas.
Lindomar Vale da Costa

Bicicleta Escultural.
Maria Lúcia Barreto


Parque Infantil: Gangorra, Balanço e Escorregadeira, feitos de madeira.

30% doados pela CLIRAN, através do Dr. José Muccini solicitado pela moradora Deny Carneiro e os 70% comprado pela comunidade, através dinheiro arrecadado em um bingo beneficente.


Geladeira contendo Livros de Literatura Infantil.

Maria Lúcia Barreto.


Bancos de Cimento.
Raimundo Souza


Decoração em desenho e pintura em madeira dos eventos Juninos e natalinos.

Juan Cardoso

Jardinagem, Limpeza e Manutenção.

Antônio José, Dermival Olímpio, César Maia, Raimundo Souza e em memória (Gabriel Ramos)


Serviços da parte elétrica nos Eventos Festivos.
Gilvando Santos e Raimundo Souza.


           Após relacionar as ações realizadas na praça, Cíntia Soares relatou que recentemente teve a iniciativa de convidar o prefeito Sérgio Suzart para participar de uma reunião na associação, com intuito de reivindicar ao gestor algumas obras para a praça, financeiramente impossível de serem realizadas pela associação. Foi realizada a reunião e solicitado ao prefeito o gramado, os passeios, água e Iluminação. O prefeito gostou do projeto apresentado e com a participação dos moradores apenas na colocação da grama realizou as obras solicitadas.
        A presidente da associação informou que, além disso, foi aprovado na Câmara de Vereadores o reconhecimento público denominando o logradouro de “Praça da Amizade, uma iniciativa do vereador Márcio Oliveira Melo.
          No término da conversa, Cíntia afirmou que o projeto colocado em pratica na praça é pioneiro na cidade de Jequié e tem como objetivo principal gerar um impacto sócio ambiental positivo na localidade, ideia que segundo a Bióloga certamente pode e deve ser copiado em outras praças do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário