O consagrado projeto Quarta que Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), terá uma programação especial de Circuitos Artísticos, com apresentações de espetáculos de dança e atividades de formação em espaços culturais de Salvador (Espaço Xisto), Lauro de Freitas (Cine Teatro), Valença (Teatro Municipal de Valença), Jequié (Centro de Cultura ACM), Juazeiro (Centro de Cultura João Gilberto).
Com investimentos de mais de R$600 mil, estão previstas 32 sessões de espetáculos de Dança e 32 ações formativas na área. Oito projetos serão executados nas quartas-feiras dos meses de agosto (Circuito I) e setembro (Circuito II) de 2025, e irão receber apoio financeiro no valor de R$ 80 mil cada. As primeiras sessões acontecem no dia 06 de agosto de 2025, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Valença e Jequié.
Destinadas a promover o encontro e articulação da rede criativa da dança, estimulando relações de troca, interação e aprendizado, as ações contempladas visam fortalecer circuitos de difusão da dança no estado, conectando uma rede de espaços, artistas, produtores, técnicos e o público.
Circuitos
Em agosto, o Circuito Artístico I terá apresentações dos espetáculos “Da Boca de Matilde” (Coletivo Balé do Recôncavo), “Afrobapho: Corpoemas em movimento”, “Kilezuuuuuuuuuuum” (Coletivo: Edu.O, João Rafael e Thiago Cohen), “Por que, Zé?” (Coletivo OYO), que serão realizados em espaços culturais de Salvador (Espaço Xisto), Lauro de Freitas (Cine Teatro), Valença (Teatro Municipal de Valença) e Jequié (Centro de Cultura ACM).
Programação – Circuito Artístico I
BALÉ DO RECÔNCAVO
Espetáculo “Da Boca de Matilde”: O espetáculo se desenvolve a partir do exercício cênico “Da Boca de Matilde”. Conta-se aqui a história de si mesmo e do nascimento de uma Companhia de Dança Negra Contemporânea no território do Recôncavo Baiano. Por meio de nomes, histórias de vida e histórias de danças da ancestralidade, são desenvolvidas as performances no palco, expondo as identidades e subjetividades de cada bailarino, suas experiências pessoais em confluência com as tantas histórias de afirmação da cultura negra de Cachoeira.
Ações Formativas
AULA DE TÉCNICA HORTON E PROCESSOS CRIATIVOS | Elísio Pitta e Clyde Morgan: “Processos Criativos em Dança Negra”, com Elisio Pitta, Clyde Morgan, Ivaldino Junior e convidados locais. A ideia é inspirar e compartilhar com alunos, pesquisadores e dançarinos os processos de suas realizações e criações, principalmente na modalidade de dança negra contemporânea.
MÚSICA AO VIVO | Ivaldino Junior, Mestre Gordo e Wiliam Takawarada
13/08 – Jequié
Centro de Cultura ACM | 19h
COLETIVO AFROBAPHO
Espetáculo “AFROBAPHO: Corpoemas em Movimento”: apresentação de dança, moda e artes visuais que celebra a ancestralidade negra, reverencia as construções afrodiaspóricas na contemporaneidade, além de explorar as narrativas criativas afrofuturistas de nove anos de trajetória do Afrobapho.
20/08 – Jequié
Centro de Cultura ACM | 19h
Ações Formativas
AULÃO AFROBAPHO: DANÇAS QUEERS URBANAS |Elivan Nascimento, Lunna Montty e Balé Afrobapho: A imersão propõe discutir as várias formas de vivenciar e experimentar as possibilidades de feminilidade, por meio de técnicas que estimulem o conhecer sobre o corpo, suas especificidades, papel na sociedade, sem excluir seus repertórios de vida, independentemente do gênero. O Workshop vai mostrar como os elementos e movimentos do VOGUE DANCE e STILETTO colaboram no processo de afirmação e construção de identidade de corpos dissidentes na sociedade.
20/08 – Jequié
Centro de Cultura ACM | 15h30
EDU.O, JOÃO RAFAEL NETO E THIAGO COHEN
Espetáculo KILEZUUUMMMM: uma livre inspiração do conto “do amor de um pássaro por um lagarto”, do autor e ator Gero Camilo, e traz reflexões poéticas suscitadas na história como amor, entrega, desejo, respeito a diferença e as restrições impostas socialmente sobre as múltiplas possibilidades de afeto. Kilezuuummmm transforma em dança o encontro entre as diferenças, sobre o inusitado da coexistência entre naturezas distintas e do amor que nos transforma. Que nos transborda no outro, que nos afeta a tal ponto de nos fundirmos ou nos entendermos parte do outro, mesmo que haja todo um sistema que não aceita determinadas maneiras de existir.
27/08 – Jequié
Centro de Cultura ACM | 19h
Atividade Formativa
OFICINA: FRAGMENTO PARA APRENDER A VOAR | Edu.O, João Rafael Neto e Thiago Cohen: Esta proposta visa compartilhar as estratégias metodológicas desenvolvidas no processo de criação do espetáculo Kilezuuummmm. Para isso, o mote será o conto “do amor de um pássaro por um lagarto”, do ator e autor Gero Camilo.
26/08 – Jequié
Centro de Cultura ACM | 14h
Brunno de Jesus (Ba)
Espetáculo “Por que, Zé?”: espetáculo de Dança que aborda temas como controle, subalternização e hipersexualização dos corpos negros. É inspirado no pagode baiano e em manifestações da cultura popular, propondo uma reflexão sobre a sociedade e a provocação do público a se engajar em um diálogo sobre esses temas.
06/08 – Jequié
Centro de Cultura ACM | 19h
Atividade Formativa – Exibição do Documentário
RAIMUNDOS: MESTRE KING E AS FIGURAS MASCULINAS DA DANÇA NA BAHIA, com Brunno de Jesus (Ba) – Exibição comentada do documentário “Raimundos: Mestre King e as figuras masculinas da dança na Bahia”, que celebra Mestre King, pioneiro da dança afro na Bahia e no Brasil.
SETEMBRO
Já em setembro, o Circuito Artístico II terá apresentações dos espetáculos AGNI (Balé Jovem de Salvador), “Janelas para Navegar Mundos” (Coletivo Trippé), “Vamos para a Costa?” (Núcleo da Tribo), e “De Dentro” (Cia de Dança Jorge Silva), que serão realizados em espaços culturais de Salvador (Espaço Xisto), Espaço Cultural Alagados (Uruguai), Feira de Santana (Centro de Cultura Amélio Amorim) e Juazeiro (Centro de Cultura João Gilberto).
Junto aos espetáculos, também haverá mesas de debate, workshops, oficinas e outras atividades formativas na área. Todas as atividades serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição e sujeitas à lotação de cada espaço cultural.
Programação completa + info: https://www.ba.gov.br/fundacaocultural/ (Jequié Reporter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário