sábado, 11 de setembro de 2021

Jequié retardou as comemorações do Bahia pelo primeiro turno.




O Jequié confirmou, na tarde ontem, no campinho da Graça, que está querendo mesmo vencer o primeiro turno. Jogando um excelente futebol no segundo turno apoiado na experiência de Chinesinho e no ímpeto de Dilermando e Tanajura, o time ganhou o Galícia por 2 X 1. O Jequié acabou com 8 pontos perdidos. O líder é o Bahia, com seis, e que falta ainda uma partida contra o Monte Líbano. Na terceira página está a vitória do Jequié e sua esperança em ser campeão.


Ainda não foi desta vez que o Bahia garantiu o primeiro turno. Os torcedores que foram ontem ao Estádio da Graça, na esperança de assistirem a um triunfo do Galícia, diante do Jequié, ou pelo menos um empate, saíram decepcionados com a derrota do time azulino, por 2x1. Alguns, impensadamente, comentavam que houve falta de empenho de determinados jogadores azulinos em busca do triunfo. A decisão do turno foi adiada por 48 horas, pois amanhã o Bahia disputará a sua última partida, necessitando de um empate frente ao Monte Líbano, cujos jogadores tem promessa de “bicho gordo” por parte dos jequieenses.

O Galícia despertou a partir dos 21 minutos, no primeiro chute, que seu atacante deu em direção à meta de Edmilson que desviou para escanteio um chute de Marcílio. Aos 26 minutos, André passou por toda defesa do Jequié, passou a Raul que completou mal, chutando com o pé direito. Aos 33 minutos, Marcílio cobrou falta de fora da área, Edmilson mandou a bola para escanteio. Na volta da bola à área jequieense, Nelinho completou de “puxeta”, pelo lado esquerdo da meta interiorana. Aos 44 minutos, André passou a Gonçalves que emendou para as redes. O gol foi anulado porque o ex-jogador do Itabuna estava impedido.

Pelo que apresentou nos primeiros minutos, o Galícia merecia a marcação de um gol. Quando tomou as rédeas da partida não permitiu que o Jequié passasse do meio campo.

SEGUNDO TEMPO

A saída pertenceu ao Jequié que foi à frente, conseguindo pegar a defesa do Galícia ainda fria, marcando o primeiro gol, quando ainda o ponteiro do relógio ainda não tinha dado a primeira volta. Dilermando foi o autor do tento, deslocado pela esquerda, cobrindo a Adilson que estava fora da sua meta.

Refeitos da surpresa, os jogadores do Galícia foram à frente, permanecendo somente Almir e Nelinho pela retaguarda, do que se aproveitou o Jequié para realizar perigosas investidas, através de contra ataques. Apesar do Galícia jogar mais tempo no campo adversário, coube aos jequieenses as melhores oportunidades de golear. Aos 7 minutos, Caculé cruzou da direita, a bola correu por toda a extensão da pequena área, com Pinta chegando tarde para emendar para as redes. Aos 15 minutos, Adilson fez excelente defesa num chute de Zé Augusto. Aos 22 minutos, nova defesa do goleiro do Galícia num tiro de Chinesinho.

Enquanto isso, o Galícia continuava naquele jogo de todo mundo nas imediações da área do Jequié, insistindo nas jogadas pelo meio. Sua melhor oportunidade, desperdiçada por Gonçalves, aconteceu aos 23 minutos. Dois minutos depois, coube a Quinha empatar, aproveitando-se de uma bola que sobrou quase na pequena área depois, de um chute de André que tocou na perna de um zagueiro contrário.

O tento não modificou o jogo do Galícia. Àquela altura observava-se que o técnico estava cometendo erros graves, mantendo Raul, completamente “Boiado”, no time, em prejuízo da defesa; Chiquinho ficou no banco; Telê também estava na “Regra 3”.

Por outro lado, o Jequié continuou insistindo nos contra ataques. Esperava o Galícia ir todo à frente e no “estouro” de um dos seus zagueiros, Chinesinho ou Maica entregava a bola a Dilermando que partia célere para o ataque. Num desses, a bola foi lançada à frente, correram Almir e Tanajura, o artilheiro do Jequié foi mais rápido, tocando a bola por cima de Adilson que mais uma vez deixara a sua meta, precipitadamente.

Aos 36 e 44 minutos, sendo que nesta última Dilermando teve o gol à sua mercê, chutando pelo lado direito.

DETALHES TÉCNICOS

Jogo – Galícia x Jequié; local – Estádio da Graça; primeiro tempo – empate de 0x0; segundo tempo – Jequié 2 x Galícia 1, gols de Dilermando e Tanajura (Jequié) e Quinha (Galícia); final – Jequié 2x Galícia 1. Os quadros: Jequié com Edmilson; Caculé (Tufu), Carlinhos, Zé Augusto e Paiva; Chinesinho e Maica; Betinho (Caculé), Dilermando, Tanajura e Pinta. Galícia com Adilson; Jorio, Almir, Nelinho e Quinha; Déri e Raul; Marcílio, Gonçalves, André e Fernando Lima. Arbitragem de Anivaldo Magalhães, com boa atuação, auxiliado por Américo Chaves e Nei Andrade. Renda de Cr$ 11.101,00. Como anormalidade, após o término da partida, André e Raul discutiram, acaloradamente, respectivamente com Geraldo Pereira, técnico do Jequié e com Nei Andrade. (Matéria do arquivo particular de Dilermando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário