quarta-feira, 28 de julho de 2021

Prefeitos vão a Brasília abrir diálogo com ministro da Infraestrutura sobre andamento da Fiol e BR-030

Como encaminhamento do Encontro de Prefeitos do Traçado da Fiol e BR-030, realizado na última semana, uma comissão de gestores dos municípios impactados por essas obras se reuniu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, nesta terça-feira (27), para definir as ações conjuntas a serem tomadas. O grupo definiu uma ida a Brasília no início de agosto para tratar com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, da necessidade de estabelecer um prazo para conclusão das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e BR-030.

De acordo com o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, é preciso existir um diálogo com o governo federal sobre o andamento desses empreendimentos e a formação de uma organização dos prefeitos para que isso ocorra é fundamental, além de dar representatividade maior ao debate. ”Hoje estamos muitos soltos. Precisamos saber qual a previsão, o cronograma, porque há 4 anos as obras deram uma estagnada. Toda a informação que nós temos é pela imprensa. Somos 40 municípios e precisamos dessa representatividade para pressionar por respostas”, afirmou. O vice-presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, conclamou os gestores à unidade para avançar com “a obra fundamental ao desenvolvimento econômico da Bahia”.

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, ainda destacou o impasse com os resíduos deixados pela obra da Fiol. ”Temos a sobra de materiais de alta resistência se deteriorando no município sem um destino porque a empresa Andrade Gutierrez não responde se é dela e a Fiol também não se manifesta. Se o ministério puder fazer essa interlocução facilita”. Questão semelhante passa o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, com poços artesianos e montanhas de britas deixadas pelo caminho. Segundo ele, o diálogo é essencial para fazer a Fiol avançar. ”A obra é a redenção da nossa região”, pontuou.

A prefeita Braulina Lima de Aracatu e o prefeito Wagner Ramos de Mirante, também defenderam que os municípios estejam unidos neste processo. O prefeito Junior Marabá de Luís Eduardo Magalhães reforçou que sozinhos os prefeitos ficam fragilizados na defesa da conclusão da Fiol. ”Essa união e representação política podem nos levar a evoluir muito mais”, pontuou.

Conclusão da BR-030
O prefeito de Cocos, Dr. Marcelo, classificou a ideia de unir os prefeitos impactados pela Fiol e BR-030 como ”excepcional”. A rodovia, que passa por Brasília, Minas Gerais, Bahia e termina 1.156 km depois, em Maraú, vai alavancar o escoamento da produção de grãos. Dr. Marcelo tem uma reunião agendada com o ministro Tarcísio no próximo dia 3 de agosto e a UPB fará uma articulação para que um grupo de prefeitos seja ouvido neste dia. ”A porta de entrada do Centro-Oeste para a região Nordeste será a Bahia através dessa rodovia. É uma obra de grande importância e juntos vamos estar fortalecidos para caminharmos nestas pautas”.

O prefeito Adonias de Boa Nova ressaltou que a obra da BR-030 está em estágio avançado, com as licenças ambientais deferidas, mas falta o recurso, então ele sugeriu que a UPB apresente aos deputados o convite para colocar uma emenda de bancada e prosseguir com a obra. A proposta deve ser apresentada na reunião que a UPB promoverá, em Brasília, com a bancada baiana no próximo dia 4 de agosto. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário