quarta-feira, 21 de julho de 2021

Com apoio da Prefeitura de Jequié, historiador Emerson Pinto de Araújo lança obra literária ”O Barro e o Sonho”

Em um incentivo à cultura literária no município, foi realizada na segunda-feira, 19, no Casarão Nestor Ribeiro, sede da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Jequié, o lançamento presencial do livro de crônicas, “O Barro e o Sonho”, do historiador, professor e escritor, Emerson de Araújo Pinto, membro da Academia de Letras de Jequié (ALJ). O evento, que seguiu os protocolos sanitários, contou com a presença do autor, que possui uma vasta produção literária e documental sobre a história local; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a esposa do escritor, Terezinha Queiroz Paranhos de Araújo; equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo; membros da Academia de Letras de Jequié; além de professores universitários, pesquisadores, estudantes, e a comunidade em geral.

O livro “O Barro e o Sonho”, lançado pela Academia de Letras de Jequié, foi organizado pelos professores Dermival Ribeiro Rios e Márcia Auad, reunindo diversas crônicas ao longo de suas 142 páginas. As crônicas narram acontecimentos do cotidiano de forma criativa, sobre o ponto de vista do autor que, com olhos atentos, observa ou apenas relata um acontecimento.


“Eu tenho mais de 500 crônicas escritas em jornais e revistas de Jequié, e fora de Jequié. Elas estão espalhadas e muitas até já se perderam, por isso fui aconselhado a reunir crônicas em um livro.  Aceitei a missão, porque a crônica eu faço com facilidade, como fiz uma carta sobre Santo Antônio, falando sobre os problemas de Jequié, entre outras histórias, sobre assuntos do cotidiano que observo ao longo do tempo. O livro foi intitulado ‘O Barro e o Sonho’, o barro significa a vida, o dia-a-dia, e o sonho é aquilo que nós desejaríamos. Como Carlos Drummond dizia, “Com assunto ou sem assunto se faz uma crônica.”, disse o historiador, professor, e escritor Emerson Pinto de Araújo.

“Muito importante a Prefeitura de Jequié estar apoiando esse evento, articulado pela Academia de Letras de Jequié, juntamente com os organizadores, a professora Márcia Auad, o dicionarista Dermival Rios. O lançamento presencial e a tarde de autógrafos do livro ‘O Barro e o Sonho’, que seguiu todos os protocolos de saúde, foi importantíssimo, pois retrata através de crônicas vários acontecimentos sociais importantes. O professor Emerson Pinto de Araújo é muito conhecido como historiador, mas poucos conhecem o lado dele como cronista. Esse livro representa um marco histórico para Jequié, porque mostra esse lado cronista do historiador e professor, Emerson de Araújo Pinto.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário