segunda-feira, 3 de maio de 2021

Prefeitura de Jequié promove ação cultural para comunidade quilombola do Barro Preto



A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu na tarde de sábado, 1, na Escola Municipal Padre Antônio Molina, no bairro Caixa D’Água, uma roda de leitura e de vivências voltadas para a comunidade quilombola do Barro Preto, que teve como tema “A Tradição Oral do Barro Preto”. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o vereador San David Pereira Aragão; e os pesquisadores do mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade do Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/campus de Jequié, Ariadini de Almeida Dócio e Geroncio Silva Barbosa; a presidente da Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI), Manuela de Jesus Ribeiro; moradores e estudantes da comunidade; além da equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo.

Na oportunidade foram lidos textos, como “Mulheres Griôs: Saberes, Tradição e Identidade no Quilombo Urbano Barro Preto em Jequié –BA”, das pesquisadoras Adriana Cardoso Sampaio e Ana Cláudia Lemos Pacheco, “Os negros na história de Jequié” e “O legado africano na memória dos professores Ruy Póvoas e Júlio Braga: Narram vivências no XV Encontro de Combate à Discriminação Étnica”, de autoria do pesquisador Domingos Ailton.

O evento contou com a participação dos contadores de história, denominados de “griots” ou guardiões da memória local, Maria Cristódia de Almeida, a Maria Xangô, e Ednaldo Santana, que falaram de suas vivências na cultura popular, com participação em afoxés, batucadas, cordões carnavalescos, ternos de reis e bumba-meu-boi.

“A comunidade quilombola agradece a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié. Foi uma tarde muito rica em conhecimento.”, disse a presidente da Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI), Manuela de Jesus Ribeiro.

A professora Ana Paula Sousa Santos, diretora da Escola Municipal Padre Antônio Molina, disse que a unidade escolar está aberta a realizar eventos como este, em parceria com a Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI) e a Secretaria de Cultura e Turismo, porque o papel também da escola é em trazer saberes da comunidade e programas de incentivo à leitura como este são um importante meio de fomento à cultura e à história local.

“Bom ver que a comunidade gostou, se sentiu protagonista do projeto e deveremos ter mais ações como essas, buscando levar até o seio das comunidades, o debate histórico e cultural, voltado a gerar esse clima de pertencimento, de busca das histórias orais do passado, tão fundamental para se compreender o presente. De acordo com uma solicitação do prefeito, Zé Cocá, deveremos levar cursos e oficinas, apresentações culturais e identificar talentos artísticos locais e, ainda, temos um projeto, que pretendemos apresentar à Câmara Municipal, que visa homenagear pessoas da comunidade que contribuíram para a história local, dando nomes deles aos logradouros públicos.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. (PMJequié)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário