segunda-feira, 17 de maio de 2021

Colégio Aprovado cria mural de grafite que destaca cultura regional e personalidades da educação em Ipiaú

Mural do Colégio Aprovado (Foto: Anderson Nen)

O Colégio Aprovado presenteou Ipiaú com uma obra de arte que homenageia personalidades da educação e traz elementos da cultura regional. É o maior mural em grafite da cidade. São quarenta metros de comprimento por seis de altura (40X6), com inúmeras tonalidades de cor em uma técnica que revela toda a competência dos artistas Ganash Aquila, Rildo Moreira e Luciano Pipoca. Eles precisaram de apenas seis dias para executar o trabalho na parede lateral do estabelecimento, ao lado da Rua Antônio Augusto Sá, no Bairro da Conceição.

A obra e os artistas (Foto: Anderson Nen)

O principal destaque da obra é a figura mítica do professor Tatai (Edvaldo Santiago), uma das principais referências da educação e cultura ipiauense. No mural também aparece a imagem da professora Ana Carolina que residia em Ubatã e foi uma importante parceira do Colégio Aprovado. Representações da cultura cacaueira, literatura em cordel e do bumba-boi, além da típica da baiana do acarajé estão presentes no painel que se completa com detalhes da paisagem nordestina.

Foto: Anderson Nen

Etiene Paulo, diretor do estabelecimento, explica o porquê do investimento em obra de tamanha dimensão: “O que motivou o Colégio Aprovado a investir na confecção do mural de grafite foi a combinação da nossa paixão pelas artes e a oportunidade de oferecer às pessoas o acesso gratuito à esta arte urbana e pouco valorizada que é o grafite”.

O diretor acrescenta que poderia ter utilizado o espaço para instalar um outdoor, a logomarca do colégio e tantos outros apelos comerciais, mas, nenhuma dessas coisas se identificaria tanto com a escola quanto um painel artístico. “Através de uma arte repleta de técnica e beleza é possível homenagear e ressaltar as belezas desta terra, promovendo uma intervenção urbana capaz de encantar e emocionar as pessoas”, assegurou Etiene.

A emoção tocou forte na família do professor Tatai que reside em frente ao local onde foi instalado o mural. Basta chegar na varanda ou na janela para se deparar com o retrato do ilustre educador. A professora Vanda Santiago, viúva do saudoso mestre, confessou: “Foi uma agradável surpresa que recebemos do Colégio Aprovado com esta homenagem a Tatai, nosso grande amor. Muita emoção, felicidade e saudade. Estamos encantados com o painel. Leva-nos a ver a sua imagem a todo instante. Fica aqui a nossa gratidão eterna a todos do Colégio Aprovado e aos jovens artistas que executaram a obra”.

As pessoas que passam pela Rua Antônio Augusto Sá, também se surpreendem com o mural e reagem da melhor maneira possível, definindo a a obra como “linda”, “perfeita”, “sensacional”, “real”…Tem aqueles que dizem: “Homenagem mais que merecida. Parabéns ao pessoal do colégio. Tá aprovado”.

OS ARTISTAS
Ganash Áquila, 30 anos, é natural de Ipiaú e goza da fama de ser um dos mais habilidosos tatuadores da região. Também se destaca com o dom da grafitagem. Foi ele quem convidou os ilheenses Rildo Moreira e Luciano Pipoca para participarem da execução do Mural do Aprovado.

Os dois tem obras em diversas cidades brasileiras e fizeram parte da equipe que produziu o mural do CCR Metrô de Salvador, um paredão com 15 metros de altura e outros tantos de extensão.

Rildo já foi premiado com o Troféu Jupará e, com sua arte, destacou-se nas comemorações dos 100 anos de Jorge Amado, enquanto Luciano Pipoca é graduando em artes visuais e também atua nas artes cênicas, fazendo parte do elenco do Grupo Maktub, de Ilhéus.

O projeto cultural do Colégio Aprovado estimula a ocupação de espaços pouco utilizados em Ipiaú. A disponibilidade de tais espaços para as artes tornaria a cidade bem mais bonita e proporcionariam aos artistas uma importante vitrine para evidenciar os seus talentos. (*Por José Américo Castro) (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário