segunda-feira, 31 de maio de 2021

ATLANTIC NICKEL REUTILIZA 90% DA ÁGUA E PROMOVE USO RESPONSÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS

A Atlantic Nickel, empresa baiana que produz e exporta níquel sulfetado mantém estratégias que permitem o uso inteligente e responsável dos recursos hídricos, além de promover uma cultura organizacional voltada para a mudança de hábitos, capaz de construir um futuro com vida em nosso planeta.

Dentro das operações em Itagibá, o funcionamento de um circuito próprio de reaproveitamento permite o retorno de 90% da água captada em cavas, pilhas, planta de beneficiamento e outras áreas, possibilitando a reutilização no processo produtivo. Isso faz com o que o consumo de água nova represente 10% do total, preservando a disponibilidade hídrica do Rio das Contas e do Rio do Peixe, que favorecem o abastecimento das comunidades locais.

A Atlantic Nickel possui, ainda, uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para 15 m³/h, que fornece água tratada a todos os funcionários da organização. O tratamento físico-químico é composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, obtendo uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas.

Além disso, a empresa mantém em funcionamento constante duas estações de tratamento de efluentes, uma doméstica e outra industrial. Os efluentes oleosos, gerados pelos lavadores de veículos leves e pesados, oficinas de manutenção e postos de combustíveis, são tratados na estação de tratamento de efluentes industriais, com capacidade para 1.440 m³/dia, onde é possível fazer a remoção dos óleos e graxas, bem como dos demais contaminantes.

Já os efluentes domésticos, gerados pelas áreas administrativas e refeitório, possuem capacidade de tratamento para 90 m³/dia, atendendo também aos mais rigorosos padrões de segurança.
EXPANSÃO
A Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26 km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita. (Informações de Rafaela Ribeiro, relações públicas da Darana). (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário