quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SOUZA ANDRADE CELEBRA SEUS 35 ANOS NO RÁDIO

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Em 17 de fevereiro de 1986, então com 20 anos, Souza Andrade fazia sua estreia na Rádio Educadora de Ipiaú [hoje Rádio Nova FM]. Alçou voos e não demorou muito para sua voz ser considerada uma das mais representativas entre os formadores de opinião de seu tempo. Nunca deixou de atuar na profissão desde que começou. São 35 anos na área da comunicação, com destacada participação no jornalismo.

A vitoriosa trajetória desse ipiauense começou como plantonista esportivo na cobertura do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Estudioso, logo passou a dividir os espaços com reconhecidos veteranos a quem deve muito na constante aprendizagem da arte de ser plantonista, repórter, comentarista, narrador, locutor-apresentador-entrevistador, noticiarista. 

Do rádio para o jornal foi uma questão de tempo. Também tem protagonismo reconhecido como um dos primeiros a apostar nas mídias eletrônicas. O primeiro blog de Jequié tem a sua assinatura, depois de uma rápida experiente como colaborador de um portal de notícias da cidade.   

Com uma carreira pautada no comportamento ético e conduta ilibada, o radialista e jornalista ainda se destaca nos campos da consultoria e da assessoria. Bacharel em Administração de Empresas dirige o Blog jequieeregiao.com.br uma das principais fontes de informações do interior da Bahia e leitura obrigatória de muitas pessoas.

Souza Andrade, em Ipiaú, atuou nas rádios Educadora, Tropical (extinta) e Ipiaú FM. Em Jequié, também passou por todas emissoras: Bahiana (extinta), 93 FM, 95 FM e atualmente está na Jequié FM. Foi correspondente das rádios Sociedade da Bahia AM e Metrópole de Salvador.

Na mídia impressa trabalhou no Jornal Folha do Cacau de Ipiaú, nos anos 80. Escreveu para o Jornal Tribuna da Bahia nos idos de 1990. Já em 2000, passou a figurar da lista de repórteres do Jornal A TARDE, sendo responsável pela cobertura jornalística da Sucursal de Jequié. Foi sócio proprietário do Jornal Popular, em Ipiaú, e escreveu para inúmeros outros jornais e revistas da região. 

Foi presidente da Associação Jequieense de Imprensa e premiado como Repórter Amigo da Criança, “em reconhecimento ao trabalho em defesa dos direitos da criança e da juventude”, numa iniciativa com a chancelaria do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), além da atuação em órgãos públicos como Câmaras de Vereadores de Jitaúna e Jequié e Prefeituras Municipais de Aiquara e Jequié.

Ao lado de outros valorosos nomes da comunicação, Souza Andrade já escreveu o nome dele na história, em especial pela responsabilidade no trato da notícia. (Por Murilo Augusto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário