domingo, 6 de dezembro de 2020

Revista Cotoxó - Ano XII - Número LXXXIX - Novembro de 2020 - Jequié - BA.

Murro Certeiro

                                                                                              Charles Meira

Desde pequeno, Almeida gostava de ajudar a sua mãe. Ia fazer a feira, levar recados nas casas vizinhas e também carregar as compras feitas na mercearia do seu Júlio, que funcionava na parte de fora do mercado municipal, na Praça da Bandeira. O trajeto era feito sempre junto com a sua mãe, pois o local no dia de sábado era muito movimentado, não só de veículos como de feirantes que se aglomeravam ao longo daquela praça. De vez em quando aconteciam algumas brigas e pequenos roubos realizados por meninos de rua. Dona Josefa tinha muito cuidado com o filho, não se largava um minuto dele.

Em um determinado sábado, a empregada da casa ficou enferma e não pode trabalhar. Com isso, foi necessário que Dalva fosse fazer a feira e Josefa assumiu o papel de cozinheira. Almeida, como acontecia nos sábados, foi com Dalva à mercearia para ajudar trazer as compras. Saíram juntos por recomendação da sua mãe. Na ida tudo aconteceu normalmente. Seu Júlio atendeu a freguesa com muita paciência e cordialidade como era de praxe.

Na volta para casa, seguiram o caminho de sempre, mas chegando próximo ao magazine de dona Laura o tumulto era grande em consequência de uma briga entre feirantes que vendiam carne de sol. Dalva adiantou um pouco para evitar a multidão, enquanto Almeida por ser pequeno e estar carregando as compras ficou um pouco atrás, não conseguiu acompanhar os passos da sua tia. Almeida descuidou-se e bateu de frente com um menino que vinha correndo na sua direção fugindo de uma senhora de que ele tinha roubado certa quantia em dinheiro. Admoestou o menino pela sua atitude de quase derrubá-lo e às compras que levava. Pediu a ele que tivesse mais cuidado. Tudo isso aconteceu muito rápido já que o menino corria bastante, perseguido pela dona do dinheiro. O moleque não gostou da reclamação e começou a xingar Almeida usando vários palavrões. Em vez de não ligar para o que era dito, resolveu revidar os insultos. A primeira reação foi colocar os pacotes na calçada para poder bater no menino. Aproveitando o momento em que abaixou para colocar os objetos no chão, o menino deu um potente murro no rosto de Almeida, que, coitado, caiu desmaiado entre a multidão. Logo se formou uma roda de curiosos em volta dele, uns para socorrer, outros para se informar do ocorrido. Dalva, que estava na frente, correu para o local em que Almeida havia caído. Sacudiram seu rosto até que ele acordou, todo atordoado e querendo saber o que ocorrera. Começou a chorar e a chamar prela sua mãe num berreiro só. Os amigos conseguiram um rapaz para carregar a feira e eles foram para casa

Sei que, com a confusão, quem se deu bem foi o menino, que conseguiu fugir com o dinheiro da feirante. A partir daquele dia, Almeida só ia à feira acompanhada por dona Josefa, que dava uma marcação mais de perto ao seu filho.

Não dava para esquecer a história do murro certeiro que Almeida levou num dia de sábado, infelizmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário