O cenário desafiador causado pela pandemia da
Covid-19 tem evidenciando ainda mais a importância das pesquisas científicas,
visto que a ciência é imprescindível para o enfrentamento à doença e suas
consequências na sociedade. Nessa perspectiva, a professora Maíra Avelar,
ligada ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), em
coautoria com o professor Felipe Watarai, vinculado ao Departamento de
Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), produziu um artigo científico sobre os
impactos da Covid-19 no Ensino Superior. Durante a investigação científica,
foram realizadas análises de relatórios, projetos de lei e propostas de
financiamento.
De acordo com os pesquisadores, o estudo teve como
objetivo apresentar um panorama da Covid-19 no Brasil e na Bahia, assim como
das diretrizes nacionais adotadas para os cursos presenciais da Educação
Superior no contexto da pandemia e a regulação das atividades por meio remoto.
“Além disso, objetivamos levantar a situação dos discentes, em relação ao
acesso às TIDC’s (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) a partir de
um estudo de caso de dois cursos do Ensino Superior”, esclareceu a professora Maíra
Avelar.
Premiação internacional – A pesquisa
foi apresentada, de forma remota, na Conferência Internacional NORDSCI, que
ocorreu neste mês de outubro, na Bulgária, e foi premiada como Melhor Paper.
Para conseguir essa premiação, o paper foi avaliado em duas etapas: primeiro
pelo Comitê Científico e, ao decorrer do evento, o trabalho foi amplamente
indicado para a premiação pelos participantes da Conferência, assim como pelos
delegados indicados pelo evento.
“O reconhecimento da pesquisa por parte da comunidade acadêmica internacional, além de uma publicação num periódico indexado a um indicador de alto impacto, demonstra a seriedade e a relevância acadêmico-científico da pesquisa realizada por professores da Uesb”, diz Avelar, também professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade. (Fonte: Ascom/UESB)
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