quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Professores da Uesb são premiados com artigo sobre os impactos da Covid-19 no Ensino Superior

O cenário desafiador causado pela pandemia da Covid-19 tem evidenciando ainda mais a importância das pesquisas científicas, visto que a ciência é imprescindível para o enfrentamento à doença e suas consequências na sociedade. Nessa perspectiva, a professora Maíra Avelar, ligada ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), em coautoria com o professor Felipe Watarai, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), produziu um artigo científico sobre os impactos da Covid-19 no Ensino Superior. Durante a investigação científica, foram realizadas análises de relatórios, projetos de lei e propostas de financiamento.

De acordo com os pesquisadores, o estudo teve como objetivo apresentar um panorama da Covid-19 no Brasil e na Bahia, assim como das diretrizes nacionais adotadas para os cursos presenciais da Educação Superior no contexto da pandemia e a regulação das atividades por meio remoto. “Além disso, objetivamos levantar a situação dos discentes, em relação ao acesso às TIDC’s (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) a partir de um estudo de caso de dois cursos do Ensino Superior”, esclareceu a professora Maíra Avelar.

Premiação internacional – A pesquisa foi apresentada, de forma remota, na Conferência Internacional NORDSCI, que ocorreu neste mês de outubro, na Bulgária, e foi premiada como Melhor Paper. Para conseguir essa premiação, o paper foi avaliado em duas etapas: primeiro pelo Comitê Científico e, ao decorrer do evento, o trabalho foi amplamente indicado para a premiação pelos participantes da Conferência, assim como pelos delegados indicados pelo evento.

“O reconhecimento da pesquisa por parte da comunidade acadêmica internacional, além de uma publicação num periódico indexado a um indicador de alto impacto, demonstra a seriedade e a relevância acadêmico-científico da pesquisa realizada por professores da Uesb”, diz Avelar, também professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade. (Fonte: Ascom/UESB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário