segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Prefeitura de Jequié dialoga com músicos e cantores ligados à cultura gospel sobre Lei de Emergência Cultural

 

Considerando a presença de muitos cantores, músicos, dentre outros trabalhadores da cultura gospel, atuantes no município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 10, um encontro na sede do órgão municipal, voltado para o diálogo coletivo, com vistas à construção democrática de um plano de aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural, também conhecida como Lei Aldir Blanc. Na ocasião, estiveram presentes, o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, além de músicos e artistas, representantes do setor.

O encontro, convocado pela Prefeitura e Jequié, discutiu amplamente as possibilidades de acesso dos trabalhadores da cultura gospel, ou cultura cristã, como são, também, conhecidos, aos benefícios estabelecidos nos incisos I, II e II, do artigo 2º, da Lei Federal de Emergência Cultural, com o objetivo de garantir a inclusão de todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural local, nos diversos ramos de atividades. Nesse ambiente, o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, realizou uma explanação pontual sobre a Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, além de ter sanado dúvidas dos presentes na reunião.

Desde o início do mês de junho, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vem ampliando a discussão pública acerca da melhor forma de aplicação dos recursos. Para isso, a equipe técnica, vinculada à Secretaria vem trabalhando em ritmo intenso, com vistas à implementação da Lei Aldir Blanc, no município, realizando, portanto, visitas púbicas aos espaços culturais, atendimentos aos artistas independentes, assim como aos representantes de entidades e coletivos culturais que atuam por, pelo menos, dois anos no âmbito do município de Jequié.

Segundo o secretário, Alysson Andrade, a cultura cristã (evangélica e católica), passa por uma forte expansão e, por isso, tem uma presença muito importante nas comunidades. Entretanto, por diversos motivos, tem se colocado um pouco distante das políticas públicas voltadas para o setor cultural. Dessa maneira, a Secretaria de Cultura e Turismo, diante da possibilidade de investimentos em toda a cadeia produtiva da cultura local, não poderia deixar esse movimento fora do plano de aplicação, daí a necessidade ampliar às discussões com esses agentes culturais. (PMJequié)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário