sábado, 22 de agosto de 2020

Jequié e municípios da região passam a contar com Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água

Secretário Fábio Vilas-Boas esteve em Jequié. Foto: Ascom/Sesab

As análises microbiológicas e físico-químicas das amostras de água de Jequié e de mais 22 municípios da região, a partir de agora, serão feitas no Laboratório Estadual de Referência Regional de Jequié, que passou a contar com um Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água. A inauguração foi feita nesta sexta-feira (21), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Para implantação do laboratório, foram investidos R$178 mil entre reforma e adequação do espaço e aquisição de equipamentos. O Laboratório de Águas permitirá ampliar as ações em Vigilância à Saúde, possibilitando o monitoramento sistemático da qualidade da água para consumo humano. ”Com essa ampliação, haverá mais agilidade das análises, fazendo com que medidas mais eficazes sejam tomadas para redução da mobimortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica”, afirmou o secretário da Saúde do Estado.

De acordo com a diretora do Laboratório Estadual de Referência Regional de Jequié, Marla Cafezeiro, as amostras tinham que ser enviadas para Vitória da Conquista. ”Além das análises de rotina, poderemos atender com mais brevidade as denuncias feitas às vigilâncias sanitárias municipais”, afirma a diretora,

Além da análise das amostras de água, o Laboratório Jequié realiza diversos exames de interesse público, como os testes RT-PCR, para detecção de Covid-19. Desde maio, quando estes testes começaram a ser realizados no local, já foram feitos quase 800 exames para identificação do novo coronavirus. Somando todos os exames feitos, somente até julho deste ano, ao todo foram 42.158. Foram amostras para detecção de HIV, Sífilis, Malária, Zyka, Chikungunya, Dengue, dentre outros. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário