segunda-feira, 15 de junho de 2020

“O MAIOR GOLPE DO MUNDO”


Carlos Eden Meira


A propaganda volante anunciava o show. Cada fala do locutor era intercalada por um trecho de uma das mais famosas músicas de Teixeirinha, cantor gaúcho que fez enorme sucesso nos anos sessenta e setenta. A música era “Coração de Luto”, cuja letra falava de um incêndio que teria vitimado a mãe do cantor. Uma melodia triste, com uma letra que muitos críticos consideravam de muito mau-gosto, obviamente. Entretanto, era bastante solicitada pelos ouvintes da “Rádio Bahiana de Jequié”, e, certamente, por muitos ouvintes das rádios de todo o País. O show estava sendo patrocinado por uma marca de cerveja que havia sido lançada na época, e seria realizado à noite, num dos cinemas da cidade, numa programação dupla em que o cantor se apresentaria depois da exibição de um filme, como era de costume.
Naquela noite, após o filme, o auditório superlotado, público ansioso aguardando o show, o empresário do cantor levando sua inseparável maleta “Zero Zero Sete”, dirigiu-se à bilheteria do cinema e falou para o encarregado da venda de ingressos: “Pode subir pra esperar o show, que eu fico aqui pra vender mais ingressos”. Realmente, ainda havia muita gente na fila, e chegando mais! O rapaz que àquela altura, assim como o gerente, já confiavam na distinta e educada maneira de ser do empresário, inclusive na responsabilidade do seu cargo, entregou-lhe a bilheteria e subiu para o auditório, feliz e radiante para aguardar o show. Já eram mais de dez horas da noite, e nada de Teixeirinha!! O público já começava ficar impaciente, assovios e gritos reverberavam no auditório, pancadas nas cadeiras, o que fez com que o gerente assustado procurasse o empresário, tendo sido informado de que ele estava na bilheteria.
Chegando à bilheteria, o preocupado gerente encontrou o empresário saindo agitado, de maleta na mão, dizendo: “Fique aqui na bilheteria, porque liguei para o hotel, e me disseram que Teixeirinha já chegou! Estou indo buscá-lo”! Saiu apressado e entrou no seu “fusca”, estacionado na porta do cinema. Na bilheteria, o gerente perplexo constatou que nas gavetas não havia um único centavo! Eram mais de onze horas da noite, e nada de Teixeirinha!! O público agora enraivecido passou a gritar, urrar e quebrar cadeiras, saindo do cinema gritando “meu dinheiro”, chutando e rasgando todos os cartazes que anunciavam filmes, principalmente os que anunciavam o “show de Teixeirinha”. O gerente, desesperado solicitou a intervenção da polícia, mas de nada adiantou e o prejuízo foi enorme! O tal “empresário” sumiu no “oco do mundo”, e dele até hoje não se sabe notícia! A propósito, querem saber qual o trecho da música “Coração de Luto” que a tal propaganda volante repetia ao anunciar o “show”? Era justamente a primeira frase da letra: “O MAIOR GOLPE DO MUNDO...” O cantor Teixeirinha com certeza nunca soube desse fato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário