quinta-feira, 28 de maio de 2020

Prefeitura de Jequié amplia atuação da Guarda Municipal durante pandemia da Covid-19



A Prefeitura de Jequié vem executando diversas estratégias de enfrentamento da pandemia da Covid-19, na cidade. Contando com a operacionalização conjunta da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, entre outras, buscando evitar a disseminação da doença entre a população. Muitas dessas ações passaram a contar, também, com os agentes da Guarda Municipal (GMJ), que durante esse período tiveram suas atividades ampliadas.
Além das atribuições de origem, a corporação passou a desempenhar outros papéis, a partir das deliberações do Comitê de Gestão do Coronavírus, criado pela prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira. O efetivo da Guarda Municipal vem atuando em três frentes: disque denúncia, operações específicas e ações em conjunto, destacando integração com as equipes de Saúde, do município, e com a Polícia Rodoviária Federal, no apoio operacional nas barreiras sanitárias, na BR 116, e na segurança da rede de atendimento em saúde, prestando apoio tático nas ações que atendem a pessoas infectadas e em grupos de risco. A Guarda também vem prestando reforço, tanto à Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), no controle das vias interditadas, por conta do isolamento social, quanto às estruturas de fiscalização do Departamento de Tributos, auxiliando na manutenção da ordem pública, de acordo com os decretos municipais. Ela tem trabalhado, de forma conjunta, com a Secretaria de Serviços Públicos, no controle e isolamento das feiras livres.
Como parte das ações de mitigação da Covid-19, a Guarda Municipal conta com uma Central de Controle, que pode ser acionada através do número 153 e pelo telefone (73) 3527- 8580, podendo atuar, quando necessário, em prováveis infrações às determinação de isolamento e quarentena, coibindo eventos, festas e aglomerações de pessoas que possam oferecer riscos à saúde. Através da Central de Controle, que funciona 24 horas, em todos os dias da semana, é feito o atendimento, direto, à população em demandas de solicitações, denúncias e reclamações.
“Estamos em campo, atuando conforme nos solicitou o prefeito, Sérgio da Gameleira. Atuando onde nos é necessário, neste momento em que todas as forças de segurança e de saúde estão unidas, em prol da população. A Guarda Municipal continua atuante e proativa, com seu efetivo à disposição do bem-estar do povo.”, destacou o comandante da corporação, Frankney da Silva Souza. (PMJequié)


Nenhum comentário:

Postar um comentário