terça-feira, 26 de maio de 2020

Prefeitura de Ipiaú não antecipa feriado municipal; veja o que funciona até 31 de maio

Foto: Giro Ipiaú
A Prefeitura de Ipiaú decidiu não antecipar um feriado municipal para esta quarta-feira (27). No entanto, na segunda-feira (25) publicou um decreto municipal (ver aqui), de acordo com o decreto estadual nº 19.722, que determina o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais até o dia 31 de maio.
Conforme um card, divulgado pela prefeitura só poderão funcionar supermercados, padarias, farmácias, funerárias,  indústrias, distribuidoras de gás e água, postos de combustíveis, restaurantes, lanchonetes, trailers (no sistema de entrega no local até às 19h) e delivery de alimentação até às 23h. Bancos e lotéricas funcionarão normalmente.
No domingo fica proibido o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, exceto farmácias, postos de combustíveis e feiras livres (para comercialização de gêneros alimentícios), além de revendedoras de água e gás, restaurantes e lanchonetes através do sistema de entrega no estabelecimento ou em domicílio. Ressalta-se que a prefeita Maria das Graças já sinalizou a reabertura gradual do comércio para a próxima segunda-feira, dia 1º de junho.
Em relação ao decreto estadual para os dias 28 e 29 de maio, destinado a nove municípios baianos, inclusive Ipiaú, fica permitido o funcionamento de serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas a segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.
A antecipação de feriados, medida adotada pelo governador Rui Costa que incluiu Salvador e mais 8 cidades do interior, é uma tentativa de estimular o isolamento social e reduzir a taxa estadual de transmissão do novo coronavírus, que gira em torno de 5%. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário