sábado, 2 de maio de 2020

A CRÔNICA DA CIDADE: O SÃO JOÃO É A MAIOR EXPRESSÃO CULTURAL DO NORDESTINO BRASILEIRO

Souza Andrade

A CRÔNICA DA CIDADE: o São João é a maior expressão cultural do nordestino brasileiro
O São João é mais que uma Festa Junina, é, principalmente para o nordestino brasileiro, a sua maior expressão cultural. Contudo, suspender as festas juninas na Bahia, até mesmo nas cidades que não registram casos do novo coronavírus é um decisão correta. Não faz sentido realiza eventos com capacidade para grandes aglomerações em meio a uma pandemia, cujo vírus [Covid-19] se propaga facilmente de pessoa para pessoa. Quanto a sua não realização, nenhuma controvérsia. No entanto, não fazer o São João representa um duro golpe a cultura nacional. Uma pena ela não ser realizada em 2020, mas, enfatizo, não temos alternativa.
Este comentário é para enaltecer o valor cultural do São João. Trata-se da principal festa popular do Nordeste e uma das mais importantes do Brasil. Difícil imaginar o mês de junho sem esse tradicional evento, ainda que tenha perdido, ao longo dos anos, em vários lugares, algumas de suas características.
São João é sinônimo de alegria e beleza – quadrinha junina, forró, bandeirolas, fogueiras; sinônimo de integração – famílias, amigos e vizinhos reunidos -; sinônimo de mesa farta – milho, canjica, pamonha, amendoim, licor; sinônimo de oportunidades de negócios para os mercados formal e informal – barraqueiros, músicos e outras pessoas e segmentos que dependem de eventos como estes para sobreviver.
Infelizmente, a nova realidade, imposta pela pandemia do coronavírus, nos leva a outros caminhos. O que nos cabe é torcer para fazermos essa travessia o mais rápido possível e que não seja tão dolorosa como tem sido. (Souza Andrade – jornalista e radialista – em 02 de maio de 2020). (Jequié e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário