quarta-feira, 29 de abril de 2020

Animais de Poder e a sua Simbologia


Oscar Vitorino Moreira Mendes

Resultado de imagem para Oscar Vitorino Moreira Mendes Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB Presidente da AMVEJ

Nesse período de quarentena a que fomos submetidos, entre tantas coisas a fazer nesse tempo disponível, surgiu-me a ideia de escrever algo sobre os outros animais... os não-humanos. Mas que tema abordar? já tenho falado muito sobre doenças de animais, interação homem x animal, principais zoonoses, assuntos relativos à medicina veterinária entre outros. Nessa busca por um tema interessante, pensei: por que não abordar um tema que provoque reflexão entre os humanos tal como a religiosidade dos animais?
A partir dessa ideia, achei por bem escrever sobre “Animais de Poder e a sua Simbologia”. Para tanto, necessário se torna que se esteja aberto para uma leitura que traz no seu escopo, um assunto relacionado ao folclore, a uma crença espiritual e religiosa, o Xamanismo. Crença que busca a força interior e o reencontro da mesma com os ensinamentos da natureza. Entretanto, quero afirmar que o texto não tem nenhuma pretensão de induzir ou criticar a quem quer seja a tornar-se um adepto dessa cultura. Assim sendo, que tal descobrir qual animal que protege a cada ser humano e o significado de sua simbologia?
Inicialmente, é necessário considerar que vivemos num país de grande extensão territorial, com grupos humanos distribuídos nos mais diversificados quadros regionais, exigindo novas preocupações e investidas no sentido de se fazer coletas e pesquisas, assim como registros complementares partindo de modelos já existentes e trabalhos publicados acerca do regionalismo popular.
Mas o que vem a ser um animal de poder?
Trata-se de um arquétipo (modelo), ou manifestação simbólica, manifestação de forças interiores que atuam como Guia ou Mentor, uma energia singular. Elas aparecem para chancelar o que se está vivendo no momento, ou para alertar sobre a mudança necessária que se deve realizar no que diz respeito à personalidade ou comportamento das pessoas. Estudiosos dessa crença afirmam que é provável que a figura que representa esse animal apareça sempre de outras formas como em filmes, programas de televisão, e outras.
Em todas as partes do mundo, cada povo tem seu folclore, sua forma de manifestar suas crenças e costumes. O folclore se manifesta na arte, no artesanato, na
literatura popular, nas danças regionais, no teatro, na música, na comida, nas festas populares como o carnaval, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, na medicina popular, nas crendices e superstições, mitos e lendas, o que chamamos de Xamanismo. Uma prática ancestral, tão remota quanto a consciência do Homem. Embora muitos pensem que o xamã é uma figura indígena, e os índios tenham realmente preservado esta tradição, ela remonta ao período em que os homens viviam nas cavernas, na Era Paleolítica. Ela abrange a práxis medicinal, mágica, religiosa e filosófica. Nesse contexto, pode-se dizer que, historicamente, desde que o mundo é mundo, seres humanos caminham acompanhados de seus animais. Por isso mesmo, os antigos acreditavam que cada pessoa carrega o espírito de um animal guardião que a protege.
Os animais de poder constituem uma ferramenta poderosa do Xamanismo. Para os adeptos dessa crença, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma. Segundo a terapeuta xamântica Fernanda Devi Shakti, quando a pessoa nasce, é adotada por um animal que vai fazer parte da sua vida desde o início, só que ele precisa ser despertado, descoberto pela pessoa.
Os estudiosos do tema garantem que a simbologia animal está profundamente gravada no inconsciente coletivo da humanidade. Com isso, herdam-se sentimentos e recordações inconscientes que condicionam o comportamento consciente. Nos sonhos aparecem muitos animais, os quais são chamados animais oníricos (que faz referência aos sonhos). Algumas vezes os animais são encontrados no habitat de quem sonha, e também, às vezes nem são deste mundo. Geralmente as pessoas se assustam com sonhos de cobras, mas as cobras representam também a cura, a medicina. Dizem que os sonhos com animais são benéficos, mas algumas pessoas avaliam apenas os aspectos negativos e não estudam as qualidades que os animais representam. Voltando-se no tempo, pode-se constatar que nos primórdios da humanidade, não havia fronteiras entre ciência, arte e religião. Tudo se fundia em uma única busca: conhecer as forças da natureza e saber usá-las em benefício do homem. Esse era o domínio do xamã, figura tribal que exercia múltiplas funções – de sacerdote e curandeiro, pesquisador do poder de cura das plantas, a músico e poeta, narrador e guardião dos mitos e histórias do seu povo.
A história narra que, no Brasil, em 1888, o Barão de Drummond para ajudar a manter o Zoológico do Rio de Janeiro, criou o famoso Jogo do Bicho, que tomou conta do país.
Outro aspecto interessante é a utilização de símbolos animais em escuderias de equipes esportivas, como símbolo de nações (águia americana, tigres asiáticos, e outros). O mesmo ocorre nos logotipos de empresas, em clubes, marcas de automóveis, nos comerciais de televisão, cinemas e revistas.
Uma outra faceta curiosa revela-se nos chamados contos de fadas que não existiam apenas para crianças, mas também para adultos. Na verdade, originalmente eles não foram escritos para crianças. Vários historiadores como Irmãos Grimm, Monteiro Lobato, e outros, se inspiraram nos animais. Alguns deles: O Gato de Botas, A Gata Borralheira, O Patinho Feio, O Rouxinol, A Bela e a Fera, são apenas alguns exemplos.
No mundo moderno, existem várias evidências do compartilhar do ser humano com a mente animal. É bastante observar como milhares de pessoas falam com seus animais de estimação. Para Joanita Molina, uma das melhores e mais confiáveis professoras da Universidade I AM e líder da academia de luz de Melchizedek e Asharam da síntese, cada animal tem uma simbologia própria, além de qualidades, mensagens e ensinamentos específicos. Serão apresentados alguns exemplos de animais e seus significados, uma vez que não é possível explorar todos.
Aranha: ela tece nossos destinos e tudo aquilo que somos. Ela cria os sonhos e mostra que aquele que possui uma aranha pode ser livre dentro de suas escolhas. No xamanismo, a aranha é criativa e auxilia as pessoas para que seus sonhos tornem-se realidade. Ela mostra que todos podem construir o que quiser com garra, paciência e coragem.
Cobra: a medicina da cobra (serpente) está ligada à transmutação. Ela pode se relacionar à cura e a sensualidade e também ao renascimento. Ela tem que trocar de pele e deixar de lado hábitos antigos para se adaptar às mudanças e para que ela possa se regenerar.
Coelho: é o animal da agilidade e crescimento. Considerado pelo xamanismo como símbolo de sustento, por isso para aqueles que invocam essa energia, se sentem em prosperidade, com alerta de atenção e cuidado.
Beija-flor: o significado do beija flor é de leveza e delicadeza, encanta a todos os corações, ele é o mensageiro da cura e do amor. O beija-flor é representado de palavras que partem da alegria, energia, suavidade e felicidade. Para esse animal nunca faltará boa sorte e beleza, além da presença de Deus.
Cavalo: como animal de poder, o cavalo é o ícone da liberdade, do poder pessoal e possui o dom da clarividência. Ele tem o espírito livre, aumenta sempre o poder interior e está ligado ao caminho na Terra.
Já descobriu o seu animal de poder?

Oscar Vitorino Moreira Mendes
Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB 
- <oscarvitorino@yahoo.com.br>


Nenhum comentário:

Postar um comentário