sexta-feira, 13 de março de 2020

Viajantes internacionais devem seguir orientações ao chegarem a Jequié


Com a caracterização do novo coronavírus como uma pandemia, classificação emitida pela Organização Mundial de Saúde, qualquer pessoa que tenha vindo do exterior e tiver febre e sintomas respiratórios passará a ser considerada como caso suspeito. Além disso, o Brasil mantém permanente vigilância em relação ao comportamento do vírus. Na Bahia, de janeiro até as 17 horas de quarta-feira, dia 11, registrou-se 187 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo três confirmados. Todos no município de Feira de Santana. Outros 133 foram descartados e 51 aguardam análise laboratorial.
Em Jequié, foram notificados dois casos de pacientes com sintomas respiratórios, sendo um paciente que veio da Itália, tendo sido descartado laboratorialmente, mas com a confirmação de um outro vírus respiratório, o H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. O outro caso foi descartado por falta de critérios clínicos.
Todas as medidas de prevenção e controle estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Hospital Geral Prado Valadares e pela 13ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).
É importante que todos fiquem atentos e os viajantes internacionais devem seguir as seguintes orientações:
– Informar sua chegada ao Departamento de Vigilância Epidemiológica, nos telefones (73) 3526-8940, no horário entre 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, para monitoramento dos sintomas;
– Os viajantes que não apresentarem sintomas permaneçam em casa, até passar o período de incubação da doença, que varia de 5 a 14 dias,
– Caso apresente sintomas, o viajante deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, utilizando uma máscara cirúrgica.
Medidas gerais de prevenção e controle:
– Orientar os pacientes a adotar as medidas de etiqueta respiratória;
– Se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos);
– Evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca;
– Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabonete ou preparação alcoólica, por pelo menos 20 segundos;
– Manter os ambientes ventilados;
– Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies do consultório e de outros ambientes utilizados pelo paciente,
– Realizar a limpeza e desinfecção de equipamentos e produtos para saúde que tenha sido utilizado na assistência ao paciente. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário