segunda-feira, 16 de março de 2020

Prefeitura de Jequié entrega castramóvel e mais um ambulância



Atenção à saúde e ao bem-estar da população buscando, com isso, a diminuição do número de cães e gatos de rua, fortalecendo as políticas públicas preventivas de saúde, foram os objetivos que motivaram a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde, a adquirir o primeiro castramóvel do interior da Bahia. Na solenidade de entrega do novo equipamento também foi entregue mais uma ambulância nova para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU Regional 192) que, com o novo veículo, passará a ter a sua frota renovada em sua totalidade. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky; os demais secretários municipais; a diretora da Assistência à Saúde, Ana Cicília Fonseca; a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ila Cariele Almeida; a representante das ONGs e protetores de animais, Carmem Barreto; o médico veterinário, Neilton Sérgio Bitencourt Rotondano, da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, responsável pela coordenação das ações do castramóvel; além de representantes de associações de proteção e defesa dos animais.

A nova ambulância, que vai ajudar na operacionalização de atendimento do SAMU, foi adquirida com investimentos de R$ 170 mil reais (cento e setenta mil reais), e o castramóvel teve o investimento na ordem de R$ 392 mil reais (trezentos e noventa e dois mil reais), estando apto para realizar operações gratuitas de castração em cães e gatos. O castramóvel é climatizado e equipado com centro cirúrgico, sala de pós-operatório, sala para higienização, armário, espaço para recuperação, balança e macas e será usado para atendimento descentralizado nos bairros da cidade. O trabalho de castrações será desenvolvido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, como parte das ações de controle da população de cães e gatos.

“É uma honra para mim estar aqui falando em nome de todos os protetores de animais de Jequié. É um sonho nosso que hoje está sendo realizado e como nós esperamos esse momento e agora estamos aqui com o castramóvel, que vai ajudar a reduzir a população de animais abandonados, nas ruas da cidade.”, disse a representante das ONGs e protetores de animais, Carmem Barreto.

“Estamos realizando a entrega do primeiro castramóvel do interior da Bahia e sabemos que é apenas um passo de algo que a gente precisa continuar lutando, que é justamente o cuidado devido com aos animais, principalmente os animais de rua. E também com os animais das pessoas que não têm condições de estarem fazendo a castração, por conta do custo financeiro. Estaremos em breve divulgando o cronograma, por bairro, em que o castramóvel estará atendendo as pessoas.” disse o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky.
“Chegamos em 2020 com toda a frota do SAMU completamente nova, moderna e equipada para atender, não só a nossa cidade, mas a região; fortalecendo a nossa saúde pública. E um castramóvel, equipamento importante para a esterilização dos animais de rua e para as famílias mais carentes que têm seu animal e não tem condições de efetuar a castração e, agora, terão acesso a esse tipo de procedimento. Esses benefícios são importantes pois interferem, de forma positiva, no atendimento de Saúde para toda a nossa comunidade.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.(PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário