domingo, 22 de março de 2020

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
Foto: Reprodução / G1
A campanha de vacinação contra a gripe, antecipada para começar nesta segunda (23), tenta contar com reforços de farmácias privadas para amenizar aglomerações e o impacto sobre os serviços nas unidades básicas de saúde diante da pandemia de coronavírus. A ideia, no entanto, esbarra em restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Apenas o estado de São Paulo e a cidade de Porto Alegre anunciaram a participação das farmácias. Essas unidades privadas aplicarão as vacinas, fornecidas pelo SUS, gratuitamente e sem ônus aos cofres públicos.
As farmácias vão começar aplicar a vacina na quarta (25) na capital gaúcha e a partir do dia 13 de abril entre as cidades paulistas.
Uma resolução da Anvisa, de 2017, determina que as farmácias devem dispor de uma sala de vacinação de 9 metros quadrados. Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), estima que, das 87 mil unidades espalhadas pelo Brasil, nenhuma tem esse tamanho.
"A maioria das farmácias dispõe de apenas uma sala para atendimento privativo a pacientes e 4 mil unidades possuem sala de 6 metros quadrados para injetáveis [administração de medicamentos] nas regiões sul e sudeste", disse João, que na semana passada esteve com a cúpula do Ministério da Saúde.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, os estados do Pará e Rio de Janeiro manifestaram interesse em firmar parcerias.
"As tratativas evoluíram nesta semana e vamos participar por causa da situação emergencial", disse Barreto.
Na primeira fase da campanha, a partir desta segunda e até o próximo dia 16, serão contemplados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.
Apesar de a vacina que combate o vírus da influenza não possuir eficácia nenhuma diante da Covid-19, a pandemia alterou o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Neste ano, a pasta antecipou o início da vacinação de abril para março e inverteu os grupos prioritários. Até o ano passado, a vacinação começava pelas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas e puérperas.
"Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde", disse o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.
Outro motivo, segundo o Ministério da Saúde, é que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico por coronavírus, uma vez que os sintomas da Covid-19 e da Influenza são parecidos.
O governo adquiriu 70 milhões de doses da vacina, um custo total de R$ 1 bilhão, e estima atender 67,6 milhões até o final da campanha, no dia 22 de maio.
No cronograma também há o dia "D", no qual o Ministério da Sáude promete uma mobilização nacional, com os 41 mil postos de saúde espalhados para atender os grupos prioritários.
O governo teme que a população idosa, com a disseminação da Covid-19, desista de procurar o serviço.
A participação das farmácias até mesmo São Paulo é tímida. A secretaria estadual pretende vacinar 15 milhões de pessoas. O estado reúne 2,2 mil unidades privadas e 947 tem salas de injetáveis - 714 somente na capital.
Barreto disse que mais de 250 farmácias deverão contribuir com a campanha e aplicar no máximo 1 milhão de doses.
Nem a Abrafarma e nem o governo estadual ainda sabem quais unidades vão participar. "A secretaria está traçando essa estratégia, porque tem regiões mais carentes e podem ter mais filas na rede pública", disse Barreto.
O médico Munir Ayub, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, e a infectologia da Unifesp, Sandra de Oliveira Campos, aconselham os idosos evitarem os primeiros dias se houver aglomeração.
"A campanha vai durar dias, meses e não é uma urgência. Importante procurar locais com menos gente. Se tiver que pegar senha, dê uma voltinha para não ficar em locais com aglomerações", disse Ayub.
Campos alerta que, apesar da oferta de vacinas, há registro de óbitos pela H1N1. "Vacinado, o idoso não ficará doente ao ponto de ir para o hospital e ficar mais exposto", disse a infectologista.
Neste ano o Ministério da Saúde contabilizou 13 óbitos por H1N1, 14 por Influenza B e dois por H3N2. São 320 casos e, desses, 40 em São Paulo. Em 2019 o país registrou 5,8 mil caos e 1.122 mortes pelos três tipos de influenza. (Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário