quinta-feira, 26 de março de 2020

Abrigo dos Velhos adota procedimentos para enfrentar a Covid-19 e pede colaborações

Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice.
Diante da pandemia do novo coronavírus, os cuidados preventivos com os idosos estão sendo cada vez mais intensificados. Na Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice, também conhecida como “Abrigo dos Velhos”, não seria diferente. A instituição tem 35 anos de existência e atualmente acolhe 70 idosos, com idades de 60 a 100 anos, como é o caso de dona Geni Pereira da Silva. Desde o último dia 16, foram suspensas as visitas e intensificadas medidas adicionais de prevenção, inclusive um Plano de Contingência.
A centenária dona Geni amparada por um funcionário do abrigo.
Os cuidadores redobraram a atenção com a higiene pessoal, tanto deles quanto dos próprios idosos, e asseguram que podem até aumentar seus turnos de trabalho, caso haja necessidade. O uso de álcool em gel e máscaras tornou-se obrigatório para todos os funcionários e uma linha telefônica foi instalada para que os idosos estabeleçam constante comunicação com seus familiares, inclusive com imagens em vídeo.
Todos os idosos da casa foram vacinados contra a gripe influenza.
Também foi instalada uma nova enfermaria destinada ao isolamento de pacientes em caso de gripe ou outra enfermidade. Todos os idosos do abrigo foram vacinados contra a Influenza. A direção da casa informa que tem feito reuniões com o pessoal que trabalha no local e os orientado a adotar procedimentos imprescindíveis no enfrentamento à pandemia. Se algum cuidador, ou mesmo funcionário da limpeza, apresentar sintomas de gripe ou resfriado, será temporariamente afastado da atividade. A assistência médica prossegue e pode ser intensificada por profissionais que se colocam como voluntários.
Precisando de apoioApesar de contar com parcerias de algumas empresas que garantem doações, bem como de uma verba mensal no valor de R$ 3.000, assegurada através de um convenio com a Prefeitura Municipal, desde o ano de 2001, o Abrigo dos Velhos necessita de mais recursos para atravessar a temporada de combate ao Covid-19. É preciso de mais alimentos, medicamentos, material de limpeza, colchões, lençóis, etc. Nem todos os internos são aposentados ou encostados pelo INSS. Muitos deles foram recolhidos nas ruas, sem referencias ou qualquer documento.
O Plano de Contingência foi submetido à Secretaria Municipal de Saúde que de imediato enviou medicamentos, através do PSF da região onde se localiza o abrigo. Ofícios foram encaminhados para algumas empresas solicitando doações para ampliar o estoque da casa. A fabrica Doce Mel, parceira há mais de três anos, enviou uma boa quantidade de polpa de frutas, enquanto a empresa “Sempre Viva”, de Ibirataia, também doou polpas, além de cestas básicas.
O Hospital Geral de Ipiaú ( HGI) tem colaborado no que é possível, dentro das suas possibilidades. O apoio recebido tem sido de fundamental importância, mas diante da gravidade do momento, e por comportar uma comunidade de alto risco, a Casa Deraldina de Amparo à Velhice, fundada por Leonizia Andrade Nogueira( dona Zizinha), necessita do apoio de todos para continuar prestando bons serviços aos idosos ali internados. A solidariedade sempre faz a diferença. Para colaborar, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a direção da Fundação, pelo telefone (73) 3531-4149 ou (73) 9997-3545. (Giro em Ipiaú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário