terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Atlantic Nickel faz o primeiro embarque de concentrado de níquel

Foto: Reprodução/Atlantic Nickel
A empresa Atlantic Nickel, do grupo Appian Brazil, anuncia a primeira venda de concentrado de níquel da mina Santa Rita, localizada no município de Itagibá, no sul da Bahia. O embarque, de 10.000 toneladas, está programado para acontecer entre os dias 15 e 25 de janeiro, conforme disponibilidade no porto de Ilhéus. A venda do minério foi acertada com a Trafigura, considerada uma das maiores tradings de metais do mundo. Pelo contrato firmado, parte da produção anual da Atlantic Nickel será destinada para a trading em um acordo de longo prazo.
Adicionalmente, a Trafigura irá oferecer um financiamento de US$ 40,8 milhões de dólares para a empresa. Dessa forma, a Atlantic Nickel garante os recursos necessários para alavancar suas operações na mina de Santa Rita, retomada em outubro de 2019. “Este é um marco e demonstra a excelência técnica da nossa equipe que conseguiu a volta da produção comercial com meses à frente do plano inicial, de forma segura e responsável”, afirma Paulo Castellari, CEO da Appian Brazil, braço do fundo de Private Equity Appian Capital Advisory.
O fundo adquiriu 100% da mineradora em 2018, quando ainda era conhecida como Mirabela. Após investimentos realizados na planta de beneficiamento, aquisição de equipamentos e reestruturação da mina Santa Rita, foi possível retomar as operações. A venda para a Trafigura é apenas o primeiro contrato de offtakers que a Appian tem buscado estabelecer, em linha com a crescente demanda de níquel sulfetado.
Com a retomada das operações, a empresa planeja atingir a capacidade nominal de produção de cerca de 120 mil toneladas até dezembro de 2020. “Permaneço confiante nos investimentos na mina Santa Rita. Com uma operação de baixo custo e com longa vida útil, a mina possui um grande potencial e acreditamos nos benefícios que virão do uso do níquel frente ao crescimento mundial da utilização de veículos elétricos”, declara Paulo Castellari.
Appian Capital Advisory
Criada em 2014, a Appian Capital Advisory é um Fundo de private equity com sede em Londres, criado para atuar exclusivamente nos setores de metais e mineração. Seu time de executivos e consultores, com carreiras sólidas em empresas como Xstrata, Rio Tinto, De Beers e JP Morgan, tem experiência na implantação de mais de 60 minas, em transações que totalizam mais de US$ 200 bilhões.
O Fundo tem se firmado no mercado pela sua experiência mundial de sucesso em agregar valor aos ativos, em um curto prazo, ampliando o potencial de crescimento das empresas na América do Sul, América do Norte, Austrália e África.
A Appian foi aceita como signatária dos Princípios para Investimento Responsável, apoiados pela ONU (os “Princípios”), que estabelece as melhores práticas sócio ambientais e de Governança Corporativa.
Appian Brazil
Braço do fundo de private equity Appian Capital Advisory, a Appian Brazil adquiriu ao longo dos últimos dois anos 100% de dois ativos de mineração no país. Além da Atlantic Nickel, na Bahia, a Appian é detentora da Mineração Vale Verde, no Agreste Alagoano, um projeto greenfield de cobre sulfetado, já em desenvolvimento.
A Appian Brazil aposta na adoção de um modelo de negócios mais enxuto, com agregação de valor ao ativo que adquire e com uma operação segura e responsável.
Além da Atlantic Nickel e da Mineração Vale Verde, a Appian já estuda a aquisição de outros ativos no país, ampliando sua carteira de investimentos e contribuindo com o desenvolvimento econômico das comunidades em que estiver presente. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário