terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Atlantic Nickel celebra retomada de operações e embarque de mais de 10 mil toneladas de níquel

Fotos: Giro Ipiaú
Um evento realizado na manhã dessa terça-feira (14/01), na Atlantic Nickel (antiga Mirabela), marcou oficialmente a retomada de operações da Mina Santa Rita, localizada no município de Itagibá. A extração e produção do níquel sulfetado estavam paralisadas desde abril de 2016. À época foram demitidos cerca de mil trabalhadores.A celebração contou com a participação de todos os colaboradores e diretores da empresa, assim como diversas autoridades políticas, entre elas, o vice-governador João Leão, os prefeitos Gilson Fonseca (Itagibá), Maria das Graças (Ipiaú), Professor Léo (Barra do Rocha) e Kaçulo (Gongogi). A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) também foram representados na solenidade.Em discurso emocionado, o diretor-financeiro da Atlantic Nickel, Milson Mundim, lembrou das dificuldades desde o encerramento das atividades da antiga Mirabela e do processo de busca de novos investidores até a venda. A mineradora que explora o níquel sulfetado foi adquirida pelo fundo de investimentos Appian Brazil em agosto de 2018 e desde então passou por um processo de manutenção e reforma de suas estruturas para que pudesse voltar a operar. As obras duraram cerca de um ano em um esforço concentrado que permitiu a retomada das atividades antes do prazo estipulado. As operações foram retomadas em outubro do ano passado.
O retorno dessas operações e o primeiro embarque de mais de 10 mil toneladas de concentrado de níquel são apenas o marco da volta das atividades da Mina Santa Rita, cuja exploração irá contribuir para alavancar as economias das comunidades locais e do estado da Bahia. “Esse ano nos vamos produzir cerca de 15 mil toneladas de produto, vamos fazer onze embarques, no mínimo”, disse o presidente da Atlantic Nickel, Paulo Castelari.Ele ainda destacou que a expectativa de exploração do níquel sulfetado é de 10 anos, mas com estudos geológicos que seguem em andamento, a previsão é que possa se estender em até 30 anos, ou mais. A exploração através de mina subterrânea também pode ser uma alternativa futura para a mineradora que atualmente conta com 1.080 funcionários (diretos e terceirizados).
O embarque de 10.000 toneladas do minério está programado para acontecer entre os dias 15 e 25 de janeiro, conforme disponibilidade no porto de Ilhéus. A venda foi acertada com a Trafigura, considerada uma das maiores tradings de metais do mundo. Pelo contrato firmado, parte da produção anual da Atlantic Nickel será destinada para a trading em um acordo de longo prazo. A retomada das operações trouxe otimismo na economia regional, em especial para os municípios de Itagibá e Ipiaú. A TV GIRO (acompanhou o evento e exibirá nesta quarta-feira, 15, uma reportagem). (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário