quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Prefeitura de Jequié apresenta mostra artística desenvolvida por estudantes de escola municipal



“Quando eu estou produzindo arte, parece que estou entrando em outro mundo, eu me desligo de tudo. Eu não sabia que era capaz de desenhar e pintar e sei que a maioria dos meus colegas também não sabiam que eram capazes. A escola está nos possibilitando ir além, a partir desse contato com a arte.”
Foram com essas palavras que a estudante Viviane de Jesus Santos, do 8º ano, da Escola Municipal José Augusto Barreto, do bairro Cachoeirinha, muito emocionada, contou sobre o projeto ‘I Mostra de Arte’, idealizado e promovido pela EMJAB (Escola Municipal José Augusto Barreto) em parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e que está em exibição, no Museu Histórico João Carlos Borges, no Centro cidade, desde o dia 10 de dezembro indo até o dia 31 de janeiro, com abertura para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Na manhã desta quarta-feira, 18, estiveram visitando a exposição, alunos do ensino fundamental I, da Escola Municipal José Augusto Barreto, que foram conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas. Estiveram na ocasião, o coordenador do Museu Histórico de Jequié, Antônio Varjão; a diretora da escola, Vanuza de Jesus Vieira; a vice-diretora Juliane Menezes; as professoras, Jucineide Souza, Lucélia Batista e Eliane Francisca Santos; além do artista da cidade, Charles Meira, que acompanhou a visitação.

Idealizado pelas professoras Mavylla Cruz Vieira Vieira e Elza Francisca, o projeto teve por finalidade estimular os estudantes do 6º ao 9º ano, da escola municipal, para a produção de releituras das principais obras de renomados pintores brasileiros como Anita Malfati, Aldemir Martins, Di Cavalcanti e Romero Britto, reconhecidos internacionalmente pela contribuição artística ao cenário cultural.

Para a professora, Jucineide Souza, uma das executoras do projeto em sala de aula, a releitura dos quadros dos artistas brasileiros é a expansão da criatividade dos estudantes e tem grande importância, tendo em vista que a arte sensibiliza o interior e exterioriza para o mundo.

“Eu, em particular, vejo o projeto como a expansão da criatividade dos estudantes em sala de aula e o resultado é o enriquecimento cultural, nessa linda produção de releituras, pois a arte sensibiliza não só para si mesmo, mas para o mundo.  Utilizamos telas, tinta comum para tecido a base d’água, adaptando às nossas condições. Tenho orgulho da ‘I Mostra de Arte’ e alegria em dizer que o projeto não só mexeu com os estudantes, professores e a escola mas, também, com toda a comunidade da Cachoeirinha. Os pais estão muito orgulhosos do trabalho dos seus filhos!”, disse a professora Jucineide Souza.

“Na escola estivemos apresentando quatro autores renomados e mostrando que eles, os alunos, podem estar inseridos no âmbito cultural. A escola abraçou o projeto e eles fizeram releitura das obras de arte, para que a gente destacasse os nossos talentos, os grandes talentos da própria escola. Ficamos tão encantados com o resultado e estamos apresentando à comunidade por meio da ‘I Mostra de Arte’.”, disse a diretora da escola, Vanuza de Jesus Vieira.


“Eu acho importante, através desse incentivo da escola, um trabalho produzido pelos estudantes que fizeram uma releitura de trabalhos de artistas renomados nacionalmente e internacionalmente e nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, estamos incentivando trazendo essas telas, as pinturas, para visitação pública no Museu. Através de um trabalho como esse podem surgir novos talentos, pintores, artistas, potencializando os talentos da escola e elevando a autoestima dos estudantes que veem suas produções expostas no Museu da cidade.”, disse o coordenador do Museu de Jequié, Antonio Varjão. (P. M. Jequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário