quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

CURADOR DA FELISQUIÉ É HOMENAGEADO PELA CÂMARA POR INICIATIVA DO VEREADOR TINHO

0044ba20-e426-42d0-a94e-cf80e9f1af42

O escritor, jornalista e professor Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, curador da Felisquié – Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – foi homenageado pela Câmara Municipal de Jequié, nesta terça-feira, 10, por iniciativa do vereador Emanuel Campos – Tinho. Tendo como tema a formação de leitores como desafio do Brasil, a quarta edição da Felisquié trouxe a cidade grandes nomes da literatura brasileira e internacional. “trata-se de um dos mais esperados eventos literários do Sudoeste da Bahia” justificou o vereador.
Os escritores Luís Cotrim, Pacífico Ribeiro, Wilson Novais, Heleusa Câmara e o cineasta Glauber Rocha foram homenageados In Memoriam durante o evento. O cineasta Robinson Roberto e sua esposa Marilusa Barreto, que têm dado grande contribuição para a sétima arte também foram homenageados.
Vereador Tinho lembrou que a tão esperada participação internacional da IV Edição da Felisquié ficou por conta do escritor e dramaturgo africano Francis Biedi, que fez a palestra Literatura de Camarões, ontem e hoje, tendo como tradutora Gloria Terra, que é também agente editorial e diretora geral do Projeto Entrelinhas, que foi apresentado no evento.
Se referiu ainda sobre o primeiro encontro da família Cauaçu, um dos destaques da Festa Internacional do Sertão de Jequié. A mesa-redonda “Cauaçus – Uma história que a Bahia, o Brasil e o mundo precisam conhecer”, teve a presença de vários integrantes, dentre eles Virginia Fernandes e Melissa Ferreira, neta e bisneta de Augusto Cauaçu, cujo assassinato foi o estopim para a entrada da família no cangaço.
“Além de incentivar a formação de novos leitores e promover a literatura e a cultura, a Felisquié contribuiu para a economia local, com aumento do número de pessoas em hospedagem nos hotéis da cidade, frequentando restaurantes e o comércio local, revelando que a Felisquié além de promover o desenvolvimento educacional e cultural tem incrementando a economia de Jequié e seu crescimento com certeza é um dos vetores fundamentais para o turismo de eventos como vem acontecendo em cidades como Paraty no Rio de Janeiro com a Flip, Mucugê, com a Fligê e Cachoeira com a Flica” comentou.
Por fim, fez questão de destacar que a Felisquié precisa do apoio do Poder Público e deve ser incluída no calendário oficial de eventos do município de Jequié. (Jequié e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário