segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Prefeitura de Jequié e Governo da Bahia formalizam cessão do prédio do Museu Histórico

Situado na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, o prédio histórico que já abrigou ao antigo Grupo Escolar Castro Alves; desde 2005, abriga o Museu Histórico João Carlos Borges, tido como um dos mais importantes espaços culturais geridos pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Entretanto, apesar da utilização do bem imóvel, de propriedade do Estado da Bahia, pela Prefeitura de Jequié, o prédio público poderia, em qualquer tempo, ganhar outra finalidade no interesse da administração pública estadual, deixando, portanto, de sediar o único museu da cidade.
Assim, com o objetivo de documentar a cessão pública do Governo da Bahia, em favor da Prefeitura de Jequié, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, juntamente com o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, assinaram, no último dia 14, na capital baiana, o Termo de Cessão, que regulariza a situação formal do prédio, assim como garante o funcionamento do Museu Histórico de Jequié.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, que provocou a Secretaria de Educação do Estado da Bahia com vistas à legalização da situação do imóvel público, visando assegurar o funcionamento pleno do Museu Histórico de Jequié, pelos próximos anos, a iniciativa tem enorme relevância para a sociedade local porque deixa ainda mais clara a importância que tem o Museu Histórico para a gestão municipal do prefeito, Sérgio da Gameleira, e para o governador, Rui Costa, além de garantir o seu funcionamento de forma documentada, cujo ato administrativo se encontra subscrito pelas autoridades públicas competentes. O secretário destaca, ainda, o cuidado do prefeito de Jequié e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado, em ceder formalmente o prédio de sua propriedade, cuja finalidade é a de manter viva a memória dos jequieenses. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário