quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Museu Histórico de Jequié registra 2.481 visitantes apenas no mês de outubro



É facilmente perceptível, especialmente para quem transita diariamente nas imediações do Museu Histórico de Jequié, localizado no Centro da Cidade, o intenso fluxo de ônibus escolares, veículos de outras instituições e pessoas em geral que buscam conhecer mais sobre a memória local, bem como terem acesso gratuito às atividades culturais que têm sido levadas a efeito, desde o ano de 2017, no Museu Histórico da cidade, gerido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Nesse ambiente, os atrativos que têm feito a sociedade local procurar os serviços públicos prestados pelo Museu são muitos, notadamente, no último mês de outubro, ocasião em que o município comemorou os seus 122 anos de emancipação político-administrativa, com a ampla programação cultural apresentada, de forma gratuita, no espaço. Assim, shows musicais, teatro de bonecos, exposições, rodas de conversas, projetos lítero-musicais e de incentivo ao cinema, dentre outras iniciativas, têm movimentado o espaço cultural abrigado numa edificação que tem um grande valor histórico e arquitetônico, que é o prédio do antigo Grupo Escolar Castro Alves.
Nas palavras de Antônio Varjão Matos, museólogo responsável pelo Museu João Carlos Borges, levando em consideração a qualidade do acervo fixo e as novidades que o equipamento cultural tem apresentado nas variadas expressões artísticas, a orientação da gestão municipal é ampliar cada vez mais o número de visitas, dada a riqueza da história local, assim como as múltiplas possibilidades que são inerentes a um museu. Para além da preservação do patrimônio, o Museu Histórico de Jequié tem educado e divertido todos aqueles que buscam acesso ao espaço.
Para comparação, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, no mês de outubro de 2018, foram registradas exatamente 962 visitas ao museu. Já neste ano de 2019, no mesmo período, o número de visitantes saltou para 2.481, revelando, portanto, o empenho da gestão do prefeito, Sérgio da Gameleira, em relação à inserção da sociedade nas atividades socioculturais que vêm sendo promovidas pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Ainda, de acordo com o secretário, o aumento se deve, também, a uma grande parceria com a Secretaria de Educação, que tem viabilizado as visitas dos alunos do sistema municipal de ensino ao Museu Histórico João Carlos Borges. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário