sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Ex-vereador de Jequié, por 8 vezes, deputado Euclides Fernandes será homenageado pela Câmara

Euclides exerce o 4º mandato de deputado. Foto: Emanuel Jr.
O deputado estadual Euclides Nunes Fernandes será homenageado pela Câmara Municipal de Jequié, em Sessão Solene na segunda-feira, dia (2) de dezembro. Na ocasião, ele receberá a Comenda ”Dr. Jovino Astrê de Palma Santos”, instituída para agraciar personalidades que se destacam no cenário educacional e cultural do município de Jequié. O Decreto Legislativo foi apresentado pelo então vereador Cláudio Roberto Pina e aprovado à época, por unanimidade, mas somente agora, ocorrerá a entrega. A Sessão Solene será às 18 horas, na Câmara de Vereadores, aberta a população em geral.
Euclides Nunes Fernandes, professor, advogado, jornalista, político, empresário e empreendedor, é natural de Riacho de Santana, estado do Rio Grande do Norte. Com apenas quatro anos de idade mudou-se com seus pais para Iraúna, estado da Paraíba. Chegou à Jequié em 1964 com 17 anos de idade, para onde veio em busca do grande sonho; a oportunidade de trabalho.
Nesta cidade, conclui o 2º grau (Técnico em Contabilidade),ingressou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia e neste mesmo ano presta concurso público estadual, sendo aprovado em 1º lugar para professor de Ciências Biológicas no Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP). Em 1974 foi graduado em Direito pela Universidade Santa Cruz (Itabuna-BA). Em 1977 recebeu a graduação em Licenciatura Plena no Curso de Professores de Disciplinas pela Universidade Federal da Bahia, um ano depois foi aprovado em 1º lugar no Concurso Público Estadual para professores de 1º e 2º graus para o Colégio Luís Viana (Jequié).
No ano de 1981 criou o Colégio Alexandre Leal Costa (2º grau) em Itiruçu e o Colégio Lourival Silva (2º grau) em Contendas do Sincorá. Exerceu o cargo de Secretário de Educação do Município de Jequié nos anos de 1983 a 1986, sendo responsável, dentre muitas importantes realizações, pela criação da Casa da Cultura Pacífico Ribeiro; construção de várias escolas na zona rural, além da implantação do ensino até 8ª série nos Distritos de Florestal, Itaibó e Itajuru.
Especializou-se em Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia em 1992 e, em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho (UNIVERSO) em 1977 no Rio de Janeiro. No ano de 1996 foi reconhecido pela sua contribuição para o engrandecimento do Município, recebendo da Câmara de Vereadores de Jequié o Título de Cidadão Jequieense. Em 2005 conclui a sua especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Católica do Salvador.
Em 1974, na Rua Pe. Altino Freire, no Centro de Jequié, instala o Centro de Educação Técnica de Jequié (CETEJE) com o objetivo de fornecer ensino de 1º e 2º graus, ofertando os cursos de Contabilidade, Assistente de Administração e Assistente de Secretário. Com a missão de estimular e disseminar o conhecimento, em 1988 cria a Faculdade de Ciências Contábeis de Jequié, responsável pelos melhores profissionais da área de contabilidade da região.
Ainda na década de 80 adquiriu as cotas necessárias para o controle administrativo da FM 93. Neste mesmo período fez a aquisição do Jornal de Jequié, pois o mesmo se encontrava encerrando suas atividades por falta de recursos financeiros, podendo a região ficar sem veículo de imprensa escrita. Criou a Faculdade de Administração de Jequié (FAJ) em 2001 e a Faculdade de Ciências Econômicas de Jequié em 2006, ambas com a finalidade de preparar empreendedores voltados também para a promoção do desenvolvimento regional sustentável.
Político de comprovada competência, reconhecido e respeitado até mesmo pelos adversários, Euclides Fernandes soma a experiência de 8 mandatos de vereador em Jequié, quando pautou suas ações na ética, no respeito, com inesquecível responsabilidade  para com os problemas do Município.
Hoje, no exercício do mandato de deputado estadual, mantém um posicionamento firme e intransigente, tanto da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, como em constantes debates e gestões junto às mais diversas esferas do Poder, com vistas a contribuir para a implementação de mudanças socioeconômicas em Jequié, na região e em todo o Estado da Bahia. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário