terça-feira, 5 de novembro de 2019

ESTUDANTES DE JEQUIÉ SÃO SELECIONADOS PARA COLETÂNEA LITERÁRIA NACIONAL

Quinze estudantes da cidade de Jequié tiveram os seus textos selecionados e serão publicados em uma coletânea de crônicas e histórias produzidas por estudantes, de todo o país, participantes do projeto “Ler é Bom, Experimente!”. O livro intitulado As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 11 é a décima primeira coletânea do projeto reunindo, por concurso, os alunos que escreveram os melhores textos. Há dezenove anos escolas de todo o país participam do projeto “Ler é Bom, Experimente!” que é desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura com o objetivo de incentivar a leitura e criatividade de estudantes de escolas públicas.
Os melhores trabalhos foram premiados com livros e participam da coletânea junto com estudantes de várias regiões do Brasil. As atividades do projeto nas escolas de Jequié que tiveram os textos selecionados foram coordenadas pelas professoras Adriana Almeida Barreto, Benaia Louzão Peixoto, Débora S. S. Aguiar, Helane de Almeida Raimundo, Rita Cristiane Bispo Barros, Joilma Reis Trindade, Lissandra Tavares Moreira Calais, Ludimila Silva Leite, Maria Geane Pereira Evangelista, Patrícia Barros Santos e Rita Cristiane Bispo Barros, que receberam uma cartilha pedagógica para auxiliar a executar as atividades dentro da sala de aula.
Tiveram os seus textos selecionados os alunos Renata Oliveira Santos, Cassiane Souza Ferreira, Daniel de Jesus Dias, Abraão Teles Nascimento, Maria Clara Santos Passos, Amanda Rebouças de Adorno, Erick Brito Pereira, Erick Fabio Silva Brito, Thauany Ayana Ribeiro Santos, Kézia Santos Guedes, Laura da Hora Bonfim, Luiza Fonseca Lima, Álvaro Gabriel Mota de Queiroz, Andreza Costa dos Santos e Elisa Clara Silva Luz, das escolas Centro Ed. Min. Simões Filho, Centro Educacional Presidente Médici, E.M. Dr. Joaquim Marques Monteiro, E.M. Dr. Joel Coelho Sá, E.M. Jornalista Fernando Barreto e E.M. União do Povo.
Para o coordenador do trabalho, o escritor Laé de Souza, a ideia é atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola. “A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. O professor é nosso parceiro e assume conosco a empreitada de fazer o aluno descobrir o prazer da leitura”, diz o escritor.
Participaram das atividades em 2019, cento e vinte escolas de dezoito municípios, beneficiando mais de 20 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelo Grupo Projetos de Leitura que escolheu 99 textos para compor o livro “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 11”, sendo que 59 estudantes são de cidades baianas. Por conta disse, Jequié foi escolhida como palco de lançamento do livro que acontecerá no dia 13 de novembro no Auditório Waly Salomão, na UESB, com direito a autógrafos dos jovens autores e presença do escritor Laé de Souza, autor do projeto.
O livro contém um poema do escritor Laé de Souza e textos e histórias infantis de jovens escritores, de 8 a 17 anos, de Aurelino Leal-BA,  Condeúba-BA, Cordeiros-BA, Jacaraci-BA, Jequié-BA, Manoel Vitorino-BA, Conceição do Mato Dentro-MG, Icaraí de Minas-MG, Lagoa Seca-PB, Cananéia-SP, Ferraz de Vasconcelos-SP, Guarujá-SP, Iperó-SP, Osasco-SP, Santa Gertrudes-SP, Santo André-SP e São Paulo-SP. (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário