quinta-feira, 21 de novembro de 2019

A CHARANGA DE CACHOEIRA TOCOU PARA JEQUIÉ.


  
Jequié e Cachoeira fizeram mais uma vez, uma grande partida, ontem à tarde no campinho da Graça. No fim quem saiu zangada foi a charanga de Cachoeira, porque tocou o tempo inteiro para ver Jequié vencer o jogo por 3 a 2. Mas ninguém reclamou do placar. Os jogadores saíram rindo, à torcida ainda saiu cantando e os cartolinhas amadores abraçados.
A verdade é que ninguém poderia esperar que Jequié, depois de estar perdendo o primeiro tempo de 2 a 0 pudesse vencer. Cachoeira dominou a partida no primeiro tempo, conseguiu fazer dois gols e mostrava que realmente era um bom time. A derrota começou quando o meia esquerda Chico, pediu para sair no segundo tempo. Ele vinha sustentando o ataque de Cachoeira há muito tempo e sua saída fez seu time diminuir o entusiasmo. Isto não tira os méritos de Jequié, que se esforçou, brigou muito durante todo o segundo tempo pelos gols. Seus dirigentes incentivaram do banco de reservas e a torcida empurrou também o time à vitória. Eles venceram porque tiveram maior força de vontade e correram mais no segundo tempo.
Até os 20 minutos de jogo, havia equilíbrio entre os dois times. O erro cometido no domingo, de não chutar em gol, não se repetia mais. Aos 5 minutos, quatro bolas já haviam sido arremessadas com perigo, duas de cada lado. A partida foi assim até os vinte minutos: Um atacava outro defendia. Depois viraram e quem atacava passa a se defender. Foi então que Cachoeira começou a mostrar maior preparo técnico. O seu meio de campo com Chico e Mimiu, dois bons jogadores estava levando vantagem sobre Maíca e Eduardo. Cachoeira passou a atacar mais. Chico lançava boas bolas para Passarinho e a defesa de Jequié se esforçava para não deixar passar gol. Mas uma vez o zagueiro Carlinhos foi excelente. Destruía, apoiava, corrigia as falhas dos outros, dava cobertura ao goleiro, enfim fazia o que era necessário. Mas isto não bastava para fazer que o seu time fosse o melhor. Cachoeira continuava a atacar e seu gol estava para sair.

DOIS GOLS

Tínhamos 36 minutos quando saiu o primeiro gol de Cachoeira. A bola foi chutada para o gol e Edmilson espalmou. A bola bateu na trave e, na volta Passarinho não teve trabalho de marcar. A charanga tocou mais forte e a torcida gritou mais alto. Cachoeira dominava a partida e isto tranquilizava.
Jequié vinha perdendo no campo há muito tempo e ameaçava perder no placar. O pior de tudo é que Jequié recuou e Cachoeira passou a jogar no ataque. O segundo gol não ia demorar.
Aos 42 minutos veio o segundo gol, num pênalti cobrado por Chico. Quem deu a falta foi Jurandir, lateral esquerdo de Jequié, em cima de Tião, ponta direita de Cachoeira. Chico cobrou no canto esquerdo e Edmilson não conseguiu pegar. Jequié não podia reclamar, o placar era justo. A partir dos 36 minutos, Cachoeira fez o que quis dentro de campo e 2 a 0 era um escore razoável. Neste primeiro tempo, venceu Cachoeira o melhor em tudo.

DILERMANDO E MARCOS

Quem tem dois atacantes no time, iguais a Dilermando e Marcos, não podia perder aquele jogo. Marcos entrou no lugar de Valmir, no segundo tempo e melhorou muito seu ataque. Dilermando conseguiu o apoio que precisava e se não fez mais de dois gols, porque não havia tempo.
A reação do Jequié começou logo que o time entrou para jogar o segundo tempo. Estavam perdendo de 2 a 0. Jequié passava mais tempo atacando, aos 23 minutos começou sua busca para o primeiro gol.
A jogada foi de Marcos pela esquerda, ele parou a bola e fez o cruzamento para a área. Dilermando cabeceou, mas a bola antes de entrar bateu na perna de Paiva. O gol foi contra mais Jequié não se importou e continuou à vontade.
Cachoeira ainda pensava que venceria a partida. Estava na frente do placar e seus jogadores não haviam perdido as esperanças. Ficou o porém, Jequié voltava a dominar. Chico havia saído do jogo e Tião também. Entraram dois reservas que não tinham utilidade nenhuma e Cachoeira começou a recuar para garantir os 2 a 1. Isto não demorou muito aos 27 Dilermando empatava. Novamente quem deu a bola foi Marcos, quando cobrou pelo alto uma falta da ponta esquerda. O mestre colocou a bola na cabeça de Dilermando, autor do gol. A charanga de Cachoeira continuava tocando nas arquibancadas, No campo os jogadores de Jequié comemoravam o empate.

ÚLTIMO GOL

O empate já era suficiente para a turma de Jequié. Eles haviam lutado durante todo o segundo tempo e ninguém podia exigir mais. Nem mesmo os cartolinhas e sua torcida. Mas a vontade de todos era vencer.
Aos 33 minutos Dilermando acabava com a festa de Cachoeira, apesar de não conseguir que a charanga deixasse de tocar. Neste último gol de Jequié a bola foi para dentro. Era a vitória e a festa que o ataque participou. Na confusão, Dilermando chutou a arquibancada e o banco de reservas, animada pela charanga de Cachoeira.
Depois disto, não era preciso mais nada. Cachoeira se conformou com a derrota e Jequié chutava a bola para frente, esperando o jogo acabar.

FICHA

Jequié 3 X 2 Cachoeira
Local - Campinho da Graça.
Juiz - Bartolomeu Lordello.
Auxiliares - Garibaldo Matos e Carlos Bandeira.
Renda - Superior a NCr$ 10 Mil.
Times - Jequié: Edmilson, Tufu, Carlinhos, Zé Augusto e Jurandir. Maíca (Maneca) e Eduardo. Caculé, Tanajura, Dilermando e Valmir (Marcos).
Cachoeira: Careca, Deca, Pavão, Balaio e Paiva. Mimiu e Chico (Bailaru). Tião (Caçula), ----------, Passarinho e Bebéu.
(Foto matéria - arquivo de Dilermando - Atacante da Seleção de Jequié em 1969 e do time da ADJ na década de 70)

Nenhum comentário:

Postar um comentário