segunda-feira, 7 de outubro de 2019

SÃO FRANSCISCO DE ASSIS E OS ANIMAIS: SALVE 04 DE OUTUBRO!

Oscar Vitorino Moreira Mendes
Resultado de imagem para Oscar Vitorino Moreira Mendes Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB

O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis - Padroeiro dos animais e do meio ambiente. São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de "irmão fera", "irmã leoa" e etc. O Dia Mundial dos Animais foi criado na Itália em 1931, durante uma convenção de ecologistas. A data serve para celebrar todas as espécies de vida animal, e é comum acontecer diferentes eventos ao redor do mundo.
O Dia Mundial dos Animais é um dia para refletir a importância dos mesmos na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente. Não obstante, é importante que os homens respeitem os animais, pois várias espécies encontram-se em extinção, podendo ser totalmente eliminadas do planeta. Isso é muito ruim, pois existe uma cadeia alimentar, onde uns animais se alimentam de outros, que pode ficar prejudicada com o desaparecimento de algumas espécies. São Francisco de Assis tinha muito apreço pelos animais e criava algumas espécies dando carinho e atenção, água e alimento, além de cuidar de seus ferimentos.
Além disso, os animais têm vida e devem ser tratados com respeito. A natureza é seu habitat natural e os humanos não têm o direito de destruí-la e de afastá-los para outros locais. Podemos até pensar nos bichos de que não gostamos, a exemplo dos morcegos, as lagartixas e os mosquitos. Mas eles têm um papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente.
Apesar da existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978. Mas quais são esses direitos? O primeiro é o de existir e ser respeitado. Parece simples, mas você já parou para pensar nisso? A declaração ainda lembra que nós também somos uma espécie animal. Portanto, não temos o direito de exterminar ou explorar os outros animais, mas devemos usar nossa consciência a serviço deles. Devemos assim proteger e evitar que os bichos sejam submetidos a maus tratos ou crueldades. A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio da cadeia alimentar de um hábitat. São Francisco de Assis chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. São Francisco de Assis se tornou o santo dos Italianos, e aos 24 anos renunciou toda a riqueza para se dedicar a “Senhora Pobreza”. Trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes. Por seu amor aos pássaros e dedicação à natureza também é conhecido como o padroeiro dos animais. Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado. Era um homem sem fronteiras que tem a simpatia de muitos: católicos e não católicos. Quando jovem, Francisco sonhou com as glórias militares. Quando estava pensando em outra aventura militar, sentiu repentina crise de consciência que lhe questionava a validade das ações militares. Retornou a sua cidade natal e, aos poucos foi amadurecendo nele uma radical conversão: Deus o chamava, não às glórias de um militar, nem à ambição do comércio, mas à imitação radical da pobreza, num tempo em que a sociedade estava naufragada no materialismo e ambição. Começou pela prática do amor profundo para com os pobres; fazendo o propósito de nunca lhes negar esmola ou auxílio. Pouco a pouco foi formando em Francisco o desejo de desfazer-se de todas as vaidades do mundo e procurar a solidão, a oração a penitência. Foram 21 anos vividos em total conversão. São Francisco de Assis, Padroeiro dos animais e das pessoas carentes (Oscar Vitorino M. Mendes - Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário