quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Museu Histórico de Jequié inicia programação alusiva ao aniversário de emancipação da cidade

Museu funciona de segunda a sexta-feira. Foto: Divulgação
Com atividades lúdicas, motivadas pela animação de palhaçaria, teatro de fantoches e visitas guiadas, o Museu Histórico de Jequié, espaço gerido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, local onde se guardam peças antigas que contam a história da Cidade Sol, se descortina sob o olhar observador das crianças. Com este objetivo, vem sendo executado no local, os projetos ‘Lugar de Criança é no Museu’ e ‘Uma Noite no Museu’, que são visitações guiadas como parte da vasta programação cultural gratuita alusiva aos 122 anos de emancipação político-administrativa da cidade, que é comemorado no mês de outubro.
Abrigado no antigo Grupo Escolar Castro Alves, o Museu Histórico João Carlos Borges, ficou fechado por três anos, sendo reaberto pela atual administração municipal e, a partir de 2017, vem recebendo ações de dinamização cultural, com exposições de longa duração e exposições de curta duração, diversas atividades culturais, passando a registrar números expressivos de visitas.
Desde a terça-feira (1º/10), o espaço já recebeu as visitas de alunos da Escolas municipal Luís Carlos Braga, do distrito de Boaçu; Escola Municipal Argemiro Cardoso e Escola Municipal Hildenfor Reis, do distrito de Florestal; Escola Municipal Doutor Daniel Andrade, Escola Municipal Maria Bastos Damasceno e Escola Municipal Marcelino Jose dos Santos, no distrito de Itajuru, que tiveram a oportunidade de conhecer o acervo e as exposições, por meio do projeto ‘Lugar de Criança é no Museu’, que conta, ainda, com apresentação de teatro de fantoches, com o espetáculo ‘Meu amigo Bingo’, com direção de Álvaro Araújo. À noite, o Museu Histórico foi marcado pela visita de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Adolfo Ribeiro, que participaram do projeto ‘Uma Noite no Museu’, que ofereceu para eles, além da visita guiada às exposições, apresentou a exibição do documentário ‘Breves Relatos da História de Jequié’, com narração do Professor Emerson Pinto de Araújo, produzido, ano passado, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A programação especial, que vem sendo apresentada no Museu, alusiva ao aniversário de Jequié, continua. O público poderá, ao longo do mês de outubro, prestigiar exposições, espetáculos, exibições de filmes, apresentações musicais, atividades especialmente voltadas para as crianças, mostra de carros antigos, apresentação dos integrantes do núcleo ‘Cidade Sol’, do NEOJIBA, trabalhos artístico-literários, edição especial do projeto ‘Estação Poesia’, entre outras iniciativas, seguindo até o dia 31 do mês de outubro.
As escolas públicas e privadas, assim como entidades e outros órgãos, podem agendar visitas, através do telefone (73) 3527-4023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. (Marcos Fraham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário