domingo, 1 de setembro de 2019

P o m b o s D o m é s t i c o s


Oscar Vitorino Moreira Mendes
Simbolizam a paz, a harmonia, a esperança, fertilidade, mas podem causar muitos danos à saúde do homem.


Para muitas pessoas os pombos são aves que simbolizam a paz e são muito utilizadas em eventos públicos e religiosos, pois representam o Divino Espírito Santo. Os pombos, assim como outras aves, são admirados pela sua delicadeza e beleza. Além dos valores simbólicos, os pombos foram muito utilizados como mensageiros, e apresentam também importância na culinária de alguns países europeus. .
Em muitos países os pombos fazem parte da paisagem do local, a exemplo de praças. Sendo muitas vezes um atrativo para moradores e turistas que visitam esses locais. No Brasil e, em particular, em Jequié (BA), também são encontrados em praças e outros locais, a exemplo do Mercado antigo, onde estão situadas várias casas comerciais do ramo de cereais, e há grande oferta de alimento. Essa preferência justifica a assiduidade dessas aves em locais de carregamento e descarregamento de grãos, praças com barracas de alimento, praias e centros urbanos, dentre outros. Como não bastasse, sendo aves que fazem parte dessas paisagens, muitas pessoas que passam ou moram nas proximidades, jogam alimentos atraindo um número cada vez maior para o local.
Com tantas condições favoráveis à sua proliferação, os pombos têm apresentado populações muito numerosas em diversas cidades, tornando-se assim alvo de preocupação ambiental e de saúde pública. Todavia, a sua
alimentação natural consiste em sementes, frutas, brotos, flores e folhas tenras. Esses animais vivem entre nós de maneira bastante tranquila, aparentemente inofensivos, simbolizando a paz, a harmonia, a fertilidade, a esperança e a libertação e, para alguns, a salvação da alma, demonstrando de que é possível uma proximidade e uma boa e harmônica convivência entre a espécie humana e esses animais; os mesmos, no entanto, podem provocar grandes transtornos aos moradores de sua circunvizinhança, não só por causa do barulho, mas, muito mais, pela quantidade de fezes que eliminam nas janelas, sacadas e beirais das casas; as fezes dos pombos, além de conter micro-organismos causadores de doenças, atraem outros animais como ratos e baratas ao local, acumulando mais riscos à saúde das pessoas, pois ao se respirar o ar de ambientes onde vivem os pombos, respira-se a poeira que sai das suas fezes e que provoca várias doenças: irritações respiratórias, alergia e dermatite. Os dejetos (material fecal) liberados pelos pombos contaminam diretamente o meio ambiente, a água e os alimentos. Atualmente os pombos domésticos são vistos como animais sinantrópicos (aqueles que se adaptam a viver junto ao homem, independentemente da vontade deste), devido à disponibilidade de alimento e abrigo. Por sua vez, diferem dos animais domésticos (gatos, cães, galinhas, vacas, porcos etc.), uma vez que estes são criados em proveito do homem, servindo como companhia, produção de alimentos, entre outros benefícios. Os animais sinantrópicos são geralmente indesejáveis, por acarretarem inúmeros prejuízos: transmitir doenças, inutilizar ou destruir alimentos, sujar as residências e outros espaços sociais urbanos. Dentre eles estão ratos, pombos, baratas, mosquitos, abelhas, baratas, carrapato, escorpião, formiga, morcegos, pulgas e outros.
Os animais sinantrópicos, como todo ser vivo, necessitam de três fatores para sua sobrevivência: água, alimento e abrigo. A água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois fatores - alimento e abrigo - de modo que espécies indesejáveis não se instalem ao nosso redor. Hoje em dia, o controle das populações urbanas de pombos representa um grande desafio ao setor produtivo, uma vez que estes têm constituído problema
constante e crescente, quer seja nas fábricas de rações, silos, armazéns e entrepostos ou nas áreas portuárias, causando prejuízos econômicos relevantes. Por outro lado, qualquer espaço vulnerável à presença dessas aves, como escolas, hospitais, jardins públicos, indústrias dos mais diversos ramos de atividades, praças, e outros locais está sujeito à contaminação por esses agentes, auxiliados pela característica disseminadora dos mesmos.
A principal forma de transmissão dos micro-organismos presentes nos pombos domésticos ao homem se dá pela inalação (via aerógena) de poeira contendo fezes ressecadas de pombos domésticos contaminadas pelos agentes patogênicos, causando doenças como a Criptococose (afinidade pelo sistema nervoso central), Histoplasmose (causa infecção pulmonar), Psitacose ou Ornitose (também pode atacar o sistema respiratório), ou ainda pela ingestão de alimentos ou água contaminados com essas fezes, atacando o sistema digestório, causando a Salmonelose. Os ácaros presentes nas penas também podem causar problemas, desenvolvendo alergias e irritações na pele. E por falar em Criptococose, segundo informações de sites, foram registrados alguns óbitos recentemente, pela “Doença do Pombo”, sendo um em Aracaju, e dois homens em Santos (SP). A infecção é ocasionada por fungos dos pombos que se espalham, pelo ar e o risco maior está em ambientes fechados onde esses animais se abrigam. Após ser inalado pelas pessoas, o fungo se instala no pulmão, e migra para o sistema nervoso central (SNC).
E como combater as ações dos pombos nos centros urbanos?
Sem dúvida, o melhor método de combate as ações dos pombos nos centros urbanos, é o educativo, pois se baseia na orientação da população, alertando-a para que evite alimentar esses animais, pois tal hábito acarreta aumento exagerado do número de aves, consequentemente com maior risco de transmissão de doenças e danos ambientais.
E que outras medidas também podem auxiliar na prevenção de doenças?
Ø Fazer o devido acondicionamento do lixo e umedecer as fezes secas dos pombos antes de varrer (jamais remover a sujeira a seco), utilizando
luvas e máscara sobre o nariz e boca, a fim de evitar a inalação de poeira contaminada e contrair doenças;
Ø Proteger os alimentos e rações animais do acesso das aves;
Ø Evitar que pombos da rua tenham contato com animais domésticos.
Mas de tudo que foi dito neste artigo, é importante salientar que as aves têm um importante papel ecológico na natureza, pois, como todos os outros seres vivos, participam de uma teia alimentar. Isso significa que elas fazem parte de diversas relações alimentares nas quais uns seres se alimentam de outros.

Méd. Vet. Oscar Vitorino Moreira Mendes
Prof. Aposentado da UESB
(oscarvitorino@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário