quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Equipe do IFBA/Jequié recebe Moção de Aplausos pela participação no Mundial de Robótica

Vereador Gutinha apresentou Moção. Foto: Blog Marcos Frahm
A Câmara Municipal de Jequié fez inserir na ata dos seus trabalhos, Moção de Aplausos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Jequié – em especial a equipe campeã latino-americana de robótica e 6ª colocada no mundial em reconhecimento ao expressivo trabalho realizado em nosso Município, cujo teor é o seguinte:
É objetivo da Câmara Municipal de Jequié, ao inserir na ata dos seus trabalhos Moção ao IFBA Instituto – Federal da Bahia – Campus Jequié, reconhecer o belo desempenho da equipe #includesuncity campeã latino-americana de Robótica e 6ª colocada no Mundial, este realizado na Austrália, no último mês de julho. O Brasil esteve muito bem representado nessas duas importantes competições internacionais, o que revela a todos a potencialidade do Instituto Federal da Bahia em Jequié.
Formada pelos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, Técnico Integrado de Informática, Luís Felipe Rocha Silva, Michell Lincoln Barreto Dias, Renatta de Andrade Correia e Luiz Felipe Soares Lopes, sob o comando técnico do Professor Andrique  Figuerêdo Amorim, a equipe teve um desempenho satisfatório, apresentando para o Comitê Julgador todo o seu projeto de programação da inteligência artificial do robô, bem como cada aluno individualmente demonstrou a sua capacidade de codificação das estratégias e aprendizagem na área de robótica.
Soma-se a isso, a experiência vivenciada pelos alunos de Jequié com estudantes de diversos países durante toda a competição e a aplicação teórica e prática dos conhecimentos obtidos no curso de Informática do IFBA Campus Jequié. ”Parabenizamos o resultado desse trabalho bem-sucedido que já vem sendo desenvolvido no IFBA/Jequié há pelo menos cinco anos. Desde 2014, os estudantes envolvidos nos projetos de Robótica dos Professores Andrique Figueiredo Amorim, Márcio Henrique Alves dos Santos e Armindo Fábio Rocha Costa vêm obtendo resultados expressivos em competições estudantis nacionais e internacionais de Robótica”, diz o autor da Moção, o vereador Gutinha.
Naquele 2014, em Salvador/BA, o IFBA Jequié obteve a 1ª colocação na Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa regional. Na etapa nacional, no mesmo ano, foi finalista da OBR realizada em São Carlos/SP. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Equipe Estreante na etapa regional em Salvador e teve projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica. Um deles, o ArmBot, foi premiado com uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq.
Em 2016, foi vice-campeão regional da OBR em Salvador e finalista da etapa nacional em Recife/PE, obteve o melhor resultado até então quando conquistou o vice-campeonato latino-americano de Robótica. Na competição seguinte, em 2017, ficou em O 3º lugar e mostrou que o time do IFBA/Jequié estava no caminho certo, inclusive com projetos premiados com Bolsas de Iniciação Científica do CNPq. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário