terça-feira, 17 de setembro de 2019

Crianças e jovens atendidos pela Prefeitura de Jequié e NEOJIBA participam do projeto ‘Pôr do Sol’


Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e o Governo do Estado da Bahia, o Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) já atendeu, desde março de 2018, mais de duzentas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com aulas de iniciação artística. No final da tarde desta sexta-feira, dia 13, foi realizado o projeto ‘Pôr do Sol’, com a participação de integrantes do NEOJIBA, na Praça Duque de Caxias, conhecida, popularmente, como Alto da Prefeitura. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade; o secretário de Governo, Alexandro Santos; o secretário de Relações Institucionais, Vinícius Oliveira; o secretário de Infraestrutura, Daniel Muniz; o vereador, José Augusto de Aguiar, o Gutinha; o vereador, Roque Silva; a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo, dezenas de participantes do NEOJIBA, acompanhado de pais e familiares e o público frequentador do local.

O projeto, que deve ser apresentado, mensalmente, no espaço do Alto da Prefeitura, reuniu um público que pôde ver de perto, as habilidades dos jovens integrantes do ‘Núcleo Cidade Sol’, muitos deles que desenvolveram aptidões artísticas somente após as aulas de iniciação musical do NEOJIBA. O repertório foi marcado pela execução de músicas clássicas, contando, ainda, com a participação de integrantes do curso de percussão; ocasião em que proporcionaram aos frequentadores do Alto da Prefeitura um clima de leveza, tranquilidade e muita emoção.

“Ah! Eu tô achando lindo! Venho sempre aqui com a família mas, hoje, com esse ensaio ao vivo, ficou tudo muito mais especial.”, destacou Joana Maria Santos Pereira, moradora do bairro Jequiezinho.

“O projeto ‘Pôr do Sol’ é, na verdade, um ensaio aberto que pretendemos fazer, uma vez por mês, com os integrantes do NEOJIBA, que são assistidos pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, numa parceria com o Governo da Bahia. As crianças e jovens, alguns em vulnerabilidade social, muitos deles nunca tinham tido contato anterior com a música e acabaram se descobrindo, a partir das aulas de iniciação artística, ofertadas pela Prefeitura e NEOJIBA. Esses jovens podem vir a ser os futuros músicos, futuros artistas. Nós, enquanto responsáveis pela execução das políticas públicas de fomento à Cultura, temos o compromisso e a responsabilidade de abrirmos essa porta. Aqui é o nascedouro.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade. (PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário