quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Com apoio da Prefeitura de Jequié acontecerá o I Encontro de Capoeira ‘Coletivo das Marias’

No próximo dia 21, das 15:30h às 19:30h, no Museu Histórico João Carlos Borges, acontecerá o I Encontro de Capoeira ‘Coletivo das Marias’, fazendo parte da proposta de ocupação democrática dos espaços culturais geridos pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
De acordo com Ingrid Nascimento Costa, organizadora do evento e integrante do ‘Coletivo das Marias’, o encontro tem entre os seus objetivos fortalecer a presença das mulheres na capoeira, estimulando-as, portanto, a assumirem, cada vez mais, outros espaços perante a sociedade. A iniciativa contará, ainda, com a presença de professoras de capoeira da cidade de Ipiaú, que irão oferecer palestras e oficinas relacionadas aos movimentos da capoeira. De acordo com o museólogo, Antônio Varjão Matos, o evento será encerrado com uma grande roda de capoeira, no pátio do Museu Histórico de Jequié, chamando a atenção da sociedade para esta manifestação cultural.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, o apoio da Prefeitura de Jequié ao evento público colabora para o entendimento de que a capoeira pode ser usada, também, como espaço de sociabilidade e de luta pela igualdade de gênero, no sentido de que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, tornando possível a construção de uma sociedade com menos preconceitos ou discriminações.
Desde 2014, a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2008, a prática recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro. (PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário