terça-feira, 10 de setembro de 2019

09 DE SETEMBRO - DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

Oscar Vitorino Moreira Mendes
Resultado de imagem para Oscar Vitorino Moreira Mendes Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.
A medicina veterinária é milenar e pode ser compreendida como a arte de visualizar a vida pelos olhos da natureza animal, evoluindo uma visão preventiva, buscando diagnósticos cada vez mais precisos, soluções e tratamentos de doenças dos animais domésticos como também, por consequência, na preservação da saúde de nós humanos. Há registros que a prática veterinária foi se estabelecendo como uma técnica importante desde 2000 a.C, ainda na Babilônia e Egito, através de conceitos e práticas para preservação das espécies que auxiliavam a evolução humana. Segundo outros registros históricos, mais precisamente no Código de Hammurabi (hoje se encontra no Museu do Louvre em Paris), remontam que já em 4000 a.C existiam normas sobre atribuições e remuneração dos chamados médicos de animais.
Tantos anos já se passaram, e, ainda hoje, a importância dessa profissão e dos seus profissionais não é bem conhecida nem compreendida em sua totalidade, haja vista que grande parcela da população ainda reconhece os médicos veterinários apenas como os “médicos dos animais”, “médicos dos bichinhos”. Somos médicos de animais, sim! Na verdade, a clínica médica e cirúrgica de animais é hoje uma das inúmeras atribuições que este profissional possui e sem dúvida, uma das mais importantes por estabelecer uma agradável empatia com a sociedade e ser uma atividade sanitarista, tal o valor que o animal de companhia adquiriu dentro da família. Por outro lado, devemos salientar que essa profissão no Brasil foi reconhecida desde 1998, pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 287/98, como profissão da área de Saúde, tamanha a sua importância, tendo confirmada a sua atuação na saúde pública através da inclusão do médico veterinário na lista de profissionais que podem compor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), conforme Portaria do Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro (MS/GM) nº 2.488, de 21 de outubro de 2011.
Nos tempos atuais, a medicina veterinária tem tido participação efetiva no campo da saúde pública, estabelecendo a profilaxia das doenças de animais passíveis de atingir o homem (zoonoses), pondo a salvo a saúde pública, que não é tarefa fácil. Além disso, uma iniciativa de Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais. Nesse contexto, a Medicina Veterinária mostra a importância do seu trabalho para a Saúde Única por meio dos serviços prestados à sociedade, no cuidado com a saúde e bem-estar de animais, preservação da saúde pública e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. Sem dúvida, cada vez mais o profissional de Medicina Veterinária está presente em diferentes tipos de mercado, desde bastidores de aeroportos, exército, supermercados, frigoríficos, cargos públicos de comando, administração de grandes empresas, laboratórios, no ensino, na pesquisa, nos pet shops e clínicas veterinárias. Os Médicos Veterinários também são responsáveis diretos pelo desenvolvimento de produtos alimentícios, medicamentos, tecnologias de produção de ovos, carnes, leite e outros, e atores principais na defesa sanitária animal, fiscalização, prevenção e controle de doenças como gripe aviária, febre aftosa, leishmaniose, leptospirose, raiva e muitas outras.
É importante dizer nesse dia especial que os profissionais da medicina veterinária são pilares primordiais na construção de um país forte e saudável, do bem-estar animal e humano, atuando diretamente no bom senso da profissão, ética e respeito pelo próximo e pela natureza que nos circunda. Nesta oportunidade, representando a Associação de Médicos Veterinários de Jequié (AMVEJ), gostaria de homenagear, parabenizar e agradecer a todos os médicos veterinários do município de Jequié e região, pela dedicação e responsabilidade aplicadas a saúde dos animais e da sociedade.
“A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.” (Olympia Salete, escritora)
A todos os apaixonados pela ‘ArsVeterinaria’, parabéns pelos caminhos trilhados.

Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB - Oscar Vitorino Moreira Mendes (Secretário da AMVEJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário