quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Acervo do Museu Histórico de Jequié recebe doação de fotos históricas


Tema de exposição no Museu Histórico João Carlos Borges, espaço mantido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Associação Desportiva Jequié perdeu, no dia 24 de abril deste ano, aos 78 anos, um dos seus colaboradores mais antigos, o massagista Valter Gomes de Santana, o popular “Foca”. Com o objetivo de manter registrado essa passagem da história do esporte local e, ao mesmo tempo, manter viva a memória de Valter Gomes, profissional que desempenhou com bastante dedicação suas atividades, por longos anos, na Associação Desportiva Jequié, a ADJ, assim como na antiga seleção de Jequié e em outros clubes amadores, familiares do desportista, representados pela filha, Joelma de Jesus Santana, realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, a doação ao Museu Histórico João Carlos Borges, de 25 fotos históricas que marcaram momentos importantes da trajetória profissional de Foca e da história do futebol em Jequié

Entre os registros fotográficos, destaca-se uma foto de “Foca” com o jogador Mané Garrincha, um dos mais renomados ídolos do futebol brasileiro e mundial. Consta da história local que, após ter abandonado o futebol profissional, Garrincha veio ao município de Jequié, na década de 1970, para uma partida amistosa, vestindo a camisa da Associação Desportiva Jequié (ADJ), no estádio Waldomiro Borges. Essa e outras fotografias podem, agora, serem vistas no Museu Histórico.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié, Alysson Andrade, o material doado passará a compor o acervo fotográfico do Museu. Ainda segundo o secretário, com base em informações constantes do catálogo do espaço cultural, organizado em 2017, a coleção de fotografias é a maior coleção, dentro do Museu de Jequié, contando, atualmente, com cerca de 1.387 peças.
“Em nome do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, agradecemos aos familiares e amigos do desportista Valter Gomes de Santana, o popular “Foca”, pela sensibilidade em colaborar para que possamos manter viva a memória da Associação Desportiva Jequié, assim como o trabalho que foi desenvolvido, por muitos anos, pelo massagista.”, ressaltou Alysson Andrade, secretário de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário