domingo, 7 de julho de 2019

Parceria entre Prefeitura de Jequié e UFBA viabiliza projeto no Museu Histórico João Carlos Borges


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal do Estado da Bahia (NOAP/UFBA) e Brazilae Consultoria Ambiental Ltda., promoverá um conjunto de ações educativas denominadas ‘Salve Boitatá, a serpente de fogo!’, no Museu Histórico João Carlos Borges, nos próximos dias 17 e 18, das 8h às 12h e das 13h às 17h, como parte das comemorações do Ano Internacional das Línguas Indígenas, que é festejado em 2019.
O objetivo da parceria é ampliar o diálogo com o público sobre os animais peçonhentos, suas lendas e a origem dos nomes indígenas, contribuindo para aumentar a reflexão sobre a necessidade urgente de preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas em todo o mundo.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, em ‘Salve Boitatá, a serpente de fogo!’, os visitantes terão acesso a uma exposição com experimentos, jogos educativos, rede de zoologia interativa, mostra de fotos e vídeos, além de teatro de fantoches e palestras.
"Salve Boitatá, a serpente de fogo! é um conjunto de Ações Educativas da 17ª Semana Nacional de Museus do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da UFBA (NOAP/UFBA), visando as comemorações do Ano Internacional das Línguas Indígenas, festejado em todo o planeta no ano de 2019. O tema desta 17ª Semana Nacional de Museus é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e o nosso objetivo é dialogar com o público sobre os animais peçonhentos, suas lendas e a origem dos nomes indígenas, contribuindo para aumentar a reflexão sobre a necessidade urgente de preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas em todo o mundo.
No folclore brasileiro, o Boitatá é uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas e florestas. O termo é a junção das palavras tupis boi e tatá, significando cobra e fogo.
Em Salve Boitatá, a serpente de fogo! os visitantes poderão aprender sobre os animais peçonhentos, as lendas e os nomes dados pelos povos indígenas, além de conhecer as múltiplas atividades do NOAP/UFBA, como Museu, Sala Verde e Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica. Teremos exposição com experimentos, jogos educativos, Rede de Zoologia Interativa, Mostra fotos e vídeos, além do teatro de fantoches. Nossas atividades ocorrerão no Hall do Instituto de Biologia da UFBA, com extração pública de veneno e alimentação pública de serpentes, aranhas e escorpiões, favorecendo assim o resgate da função social da universidade com a comunidade".

A iniciativa contará com duas intervenções educativas em comunidades à margem da rodovia BR-116, no município de Jequié, sobre os animais peçonhentos que ocorrem na região e os acidentes que podem provocar, observando as condicionantes do Programa de Proteção à Fauna em atendimento à Licença de Operação n° 882/2009, da empresa VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. (Ascom Secretaria de Cultura e Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário