quinta-feira, 4 de julho de 2019

Museu Histórico de Jequié contabiliza mais de três mil visitantes no primeiro semestre


Nos seis primeiros meses deste ano, o Museu Histórico de Jequié, denominado João Carlos Borges, que é gerido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu 3.067 visitas. O número, bastante expressivo, é um sinal do reavivamento cultural e turístico do município de Jequié, além da preocupação, por parte da administração municipal, em inserir estudantes das redes pública e privada no contexto das ações e atividades realizadas no espaço do Museu.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, os números revelam, ainda, o reconhecimento do Museu de Jequié, por parte da população e instituições em geral, enquanto equipamento público que, também, se produz conteúdo científico e cultural capazes de colaborar na formação intelectual de crianças, jovens e adultos.
Recentemente, o Museu Histórico de Jequié, que chegou a ficar fechado entre 2013 e 2016, integrou a uma programação nacional organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, projetando o espaço cultural local para todo o Brasil. Ainda, segundo o secretário, visitantes de todas as idades e classes sociais tornam o museu de Jequié um ambiente democrático, destinado, efetivamente, a toda comunidade. Somente no mês de maio, deste ano, o espaço cultural, chegou a receber 1.060 pessoas.
“O público tem sido atraído para o Museu de maneira bastante significativa, a partir de iniciativas chanceladas pela Prefeitura de Jequié, bem como por meio de parcerias importantes com o Serviço Social do Comércio, o SESC, universidades, a Academia de Letras de Jequié, artistas e coletivos da sociedade civil, dentre outras entidades. Com isso, temos contabilizado, a partir de 2017, números muito positivos e expressivos, o que corrobora com o nossos objetivo, que é esse: o de fortalecer, ainda mais, o Museu Histórico, com a oferta gratuita de conteúdo artístico, museológico e, até, musical, como forma de mobilizar o local, atraindo as pessoas para a visitação.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade. (SECOM - Secretaria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário