Nos seis primeiros meses deste ano, o Museu Histórico de Jequié,
denominado João Carlos Borges, que é gerido pela Prefeitura de Jequié, através
da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu 3.067 visitas. O número, bastante
expressivo, é um sinal do reavivamento cultural e turístico do município de
Jequié, além da preocupação, por parte da administração municipal, em inserir
estudantes das redes pública e privada no contexto das ações e atividades
realizadas no espaço do Museu.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, os números
revelam, ainda, o reconhecimento do Museu de Jequié, por parte da população e
instituições em geral, enquanto equipamento público que, também, se produz
conteúdo científico e cultural capazes de colaborar na formação intelectual de
crianças, jovens e adultos.
Recentemente, o Museu Histórico de Jequié, que chegou a ficar fechado
entre 2013 e 2016, integrou a uma programação nacional organizada pelo
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, projetando o espaço cultural local para
todo o Brasil. Ainda, segundo o secretário, visitantes de todas as idades e
classes sociais tornam o museu de Jequié um ambiente democrático, destinado,
efetivamente, a toda comunidade. Somente no mês de maio, deste ano, o espaço
cultural, chegou a receber 1.060 pessoas.
“O público tem sido atraído para o Museu de maneira bastante
significativa, a partir de iniciativas chanceladas pela Prefeitura de Jequié,
bem como por meio de parcerias importantes com o Serviço Social do Comércio, o
SESC, universidades, a Academia de Letras de Jequié, artistas e coletivos da
sociedade civil, dentre outras entidades. Com isso, temos contabilizado, a
partir de 2017, números muito positivos e expressivos, o que corrobora com o
nossos objetivo, que é esse: o de fortalecer, ainda mais, o Museu Histórico,
com a oferta gratuita de conteúdo artístico, museológico e, até, musical, como
forma de mobilizar o local, atraindo as pessoas para a visitação.”, disse o
secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade. (SECOM - Secretaria de Comunicação)
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