terça-feira, 30 de julho de 2019

Grupo de Ciclistas faz expedição da nascente do Rio de Contas até Itacaré


Um grupo de sete ciclistas do Projeto Bike Sertão Veredas percorre desde o último dia 20 de julho, os municípios banhados pelo Rio de Contas, da nascente até o encontro do rio com o mar em Itacaré. Serão percorridos no total cerca de 600 km. Na semana passada, o grupo chegou em Ipiaú e foi recepcionado pelo ciclista Leonardo Nery dos Santos, o Lió, que em 2016 saiu pedalando de Ipiaú até São Paulo com o intuito de chamar a atenção das autoridades para a acelerada degradação dos recursos hídricos na zona cacaueira da Bahia, em especial na microrregião de Ipiaú.
A partida dos ciclistas teve início na nascente do Rio de Contas, na tromba d´água, no município de Piatã, na Chapada Diamantina. “O primeiro encontro que fiz com eles aqui (Ipiaú) foi em um restaurante e depois levei eles até o Instituto Papamel, no Espaço Janelas (às margens da BR-330) e lá, juntamente com Emídio Neto, tivemos um diálogo aprofundado sobre a proteção do Rio de Contas. É uma equipe que faz percursos, reconhece rotas para aumentar o ecoturismo e a preservação ambiental no nosso estado”, comentou Lió.
Um dos integrantes do Projeto revelou que a ideia de percorrer os municípios banhados pelo Rio de Contas surgiu no ano passado após uma expedição denominada Estrada Real da Bahia, que liga Jacobina à cidade de Rio de Contas. “Durante esse percurso passamos pelos afluentes do rio e dai tivemos a ideia de coloca-lo no próximo circuito”, comentou. Essa é a 8ª Expedição do Projeto Bike Sertão Veredas. O grupo formado por baianos do entorno de Salvador viaja com recursos próprios. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário