segunda-feira, 24 de junho de 2019

João Batista, o Inventor.


Charles Meira e João Batista Alves Meira.
            João Batista Alves Meira, mecânico aposentado, nasceu em Jitaúna – BA em 12/12/1925, mas se considera Jequieense, porque veio morar desde pequeno.
            O interesse pela invenção ocorreu no ano de 1964. Ele era motorista de caminhão e ao mesmo tempo mecânico. Em uma dessas viagens que realizava, notou que o motor do seu carro quando subia uma ladeira com a brisa úmida, o automóvel tinha mais força, entretanto quando o tempo estava quente e seco, o rendimento não era o mesmo. Na qualidade de mecânico especializado em reforma, retífica e torno, passou a pensar numa forma pessoal para solucionar aquele problema.
            No ano de 1982, ele concluiu a sua invenção intitulada de “Pistão de Super Compressão” que foi patenteada no ano de 1983 no I.N.P.L (Instituto Nacional das Propriedades Industriais) no rio de Janeiro.
Resumo do Projeto do Pistão de Supercompressão


         A presente invenção proporciona maior rendimento aos motores a explosão, com maior aspiração e compressão, causando maior potência, sem perda de força, evitando a passagem de gases para o cárter, com maior durabilidade do óleo lubrificante. Graças aos furos existentes nas canaletas, a lubrificação é maior, evitando engripamento do conjunto cilindro-pistão, causando pelo aumento da compressão e em consequência maior aquecimento. O Pistão Supercompressão permite mais economia no consumo de combustível, porque proporciona sua queima total e assim maior duração das velas e bicos injetores. O invento também é ati-puluente, já que queima todo monóxido ded carbono, eliminando a fumaça dos motores. O Pistão Supercompressão poderá ser usado em qualquer tipo de motor a explosão, seja álcool, gasolina, diesel ou gás. O invento foi planejado para dar ao motor maior desempenho e durabilidade superiores aos motores equipados com pistão tradicional, trazendo maior economia e consequentemente maior lucratividade.
            A invenção de João Batista, foi publicada nas revistas Tecbahia (Revista Baiana de Tecnologia) – Camaçari – BA em setembro/dezembro de 1996 e na Revista Automotiva – São Paulo – SP em outubro de 1996. Vários órgãos de imprensa divulgaram a sua invenção como: TV Sudoeste – Vitória da Conquista – BA, Jornal Á Tarde – Salvador – BA, e Jornal Actual – Jequié – BA.
            Já mandou relatório descritivo para todas as fábricas de motores do Brasil, Ibama – SP e Ministério do Meio Ambiente – DF.
            Participou de eventos do X Salão de Eventos na Câmara de São Paulo – SP em 1977 e Palestra na Bosch – SP em 1977.
            João Batista continua confiante que sua invenção será reconhecida por alguma grande empresa, tanto que pretende patenteá-la nos Estados Unidos da América e outros países.

* Matéria editada na Revista Cotoxó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário