quarta-feira, 12 de junho de 2019

Bibliotecas da Uesb: espaços de leitura abertos à comunidade

A biblioteca Jorge Amado no campus da UESB em Jequié tem um ótimo acervo. (Foto Divulgação).
Livros, periódicos, manuais, multimeios, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações, teses. O acervo de conhecimento guardado nas Bibliotecas da Uesb é imenso e o melhor: aberto a toda comunidade.
Com mais de 243 mil exemplares, a Universidade conta hoje com um dos maiores acervos de livros do Sudoeste baiano. Atualmente, são três Bibliotecas: a Biblioteca Central, com sede no campus de Vitória da Conquista; a Biblioteca Jorge Amado, que fica localizada no campus de Jequié; e a Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva, no campus de Itapetinga. Tanto a comunidade acadêmica, como a comunidade externa podem ter acesso ao espaço, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro. “A diferença é que o empréstimo de qualquer material é restrito para a comunidade acadêmica, os demais usuários podem fazer uso de qualquer material dentro do espaço físico das bibliotecas”, explica Rafaella Câncio, bibliotecária responsável pela Biblioteca Jorge Amado. As possibilidades de contato com a leitura são inúmeras: desde livros científicos até grandes obras da nossa literatura. Rafaella conta que as coleções clássicas e livros de literatura infantil são encontrados facilmente. Para ela, a sociedade deve ocupar esses espaços cada vez mais: “é muito importante a comunidade compreender que as bibliotecas são espaços de conhecimento, onde é possível ter acesso a diversas fontes de informações”.
Espaço de estudo –  Nos últimos meses, o estudante Uilian do Nascimento encontrou, na Biblioteca da Uesb, um espaço onde alia preparação para o vestibular e encontros com a leitura. Com grande acervo, a Biblioteca Central é o espaço de encontro tanto com conteúdos obrigatórios para as provas de Uilian, como também para ampliar seu conhecimento de mundo. “Uso os livros que vão cair nas provas, mas também leio os livros literários. Esses dias mesmo, eu estava lendo um sobre a Segunda Guerra Mundial”, diz. Aluno do 3º ano do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), em Vitória da Conquista, ele pretende ingressar em Medicina e a Biblioteca se tornou o melhor lugar para a maratona de estudos. “Aqui é bom para estudar, tanto pelo silêncio, como por ter muitos livros que eu estava precisando e achei aqui”, conta Uilian. Caso você queira saber mais sobre nossas Bibliotecas, acesse o site do Sistema de Bibliotecas Uesb ou entre em contato pelos telefones (77) 3424-8681, em Conquista, (73) 3528-9681, em Jequié, e (77) 3261-8682, em Itapetinga. (Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário