quinta-feira, 23 de maio de 2019

Equoterapia: entenda os benefícios.

Pessoas treinadas cuidando da criança no cavalo. (Foto Divulgação).

Método terapêutico reabilita crianças e adultos com dificuldades múltiplas que inclui déficit de atenção pela terapia com cavalos
A equoterapia proporciona verdadeiros ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes. É uma terapia que tem o cavalo como aliado no tratamento de reabilitações diversas, como o autismo, favorecendo ganhos como a melhora do equilíbrio, da postura e o desenvolvimento da coordenação motora, além de facilitar a integração social e desenvolvimento da autonomia, “questões muito importantes no desenvolvimento de nós humanos”, de acordo com psicóloga e coordenadora da especializada Cavalo Amigo, Silvia Scheffer. Em Porto Alegre está um centro especializado, o Cavalo Amigo, que opera há cerca de cinte anos e que já vem beneficiando crianças com deficiências neurológicas, motoras  e principalmente crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ,sob a  liderança dos psicólogos Sandro Fernandes e Silvia. Conforme Silvia, a equoterapia faz uma grande diferença na vida dos praticantes, promovendo ganhos na área da  saúde e a educação. A profissional juntamente com uma equipe multidisciplinar  busca atividades que visam o estimulo do desenvolvimento humano pormeio da relação com o cavalo. A psicóloga acumula mais de trinta anos de experiência em atividades equestres. No Brasil, a equoterapia foi reconhecido método terapêutico em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina. “A partir da década de cinquenta, em função da grande adesão na Dinamarca ela evoluiu”, completa S[ilvia. Atualmente, países como Alemanha e Suíça são grandes conhecedores de suas técnicas e fazem uso delas. Assim como, a homeopatia, a acupuntura e o pilates, a equoterapia é reconhecida por entidade mundiais da área da saúde.
Sobre o Cavalo Amigo Equoterapia
Localizado na Sociedade Hípica Porto Alegrense, o Cavalo Amigo realiza suas atividades há quase 20. A empresa desenvolve diversos programas de atendimentos terapêuticos e esportivos, além dos projetos de responsabilidade social que estreitam laços com a comunidade. O Cavalo Amigo tem como missão alcançar a todos, através dessa relação com o cavalo, uma melhoria na sua qualidade de vida. (Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário