quarta-feira, 27 de março de 2019

Sanfona de Seu Hilário passa a compor acervo do Museu Histórico de Jequié

 Antiga sanfona de oito baixos, que pertenceu ao Seu Hilário Ciriaco da Silva, doada
 ao Museu Histórico de Jequié.

Hilário Ciriaco da Silva
Homenagem de: Neide Cabral Tavares e Grupo N. S. Aparecida.
João Pessoa, Antônio Varjão e o Grupo N. S. Aparecida no
Museu Histórico de Jequié.
Antônio Varjão e o Grupo N. S. Aparecida no
Museu Histórico de Jequié.

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu para compor o acervo do Museu Histórico de Jequié, no último dia 21, uma antiga sanfona de oito baixos, doada por representantes do grupo Nossa Senhora Aparecida, de propriedade de Hilário Ciriaco da Silva, em memória, nascido no município de Jaguaquara e conhecido carinhosamente como ‘Seu Hilário’.


Por vários anos, de posse da ‘sua menina’, Seu Hilário participou de celebrações em missas festivas que aconteciam em sua residência, situada no bairro Curral Novo, homenageando, portanto, os santos de sua devoção. Ingressou desde a fundação, em 1997, no grupo Nossa Senhora Aparecida, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Cidade Nova. Ainda em vida, Seu Hilário tornou público a vontade em doar a tão amada sanfona para o Museu Histórico de Jequié, para exposição pública, em uma proteção de vidro ou acrílico. O objeto de valor afetivo e histórico foi prontamente recebido e devidamente acondicionado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Seu Hilário Ciriaco da Silva faleceu aos 101 anos de idade, em 18 de abril de 2018.

Antiga sanfona de oito baixos, que pertenceu ao Seu Hilário Ciriaco da Silva, doada
 ao Museu Histórico de Jequié.



“A doação da sanfona do Seu Hilário, objeto de grande valor afetivo e, também, histórico revela a credibilidade da sociedade em relação ao trabalho que a Prefeitura de Jequié vem desenvolvendo no Museu Histórico, a partir de sua reabertura, em 2017. Em nome do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, queremos agradecer aos familiares e integrantes do grupo Nossa Senhora Aparecida, sobretudo, pela confiança em nos entregar um bem que possui essas características sentimentais e históricas.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade. (PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário