segunda-feira, 25 de março de 2019

A HIPOCRISIA AO EXTREMO


                   Carlos Eden Meira
Um dos defeitos do caráter humano que causa revolta às pessoas dignas, é, sem dúvida, a hipocrisia. Nesses anos de começo de século e de novo milênio, ao que parece, a hipocrisia tem atingido um dos seus pontos críticos, levados ao extremo. E os novos fariseus manipulando a mídia, distorcem a verdade para atingir seus objetivos, induzindo enorme legião de indivíduos que por ignorância ou interesse, prestam-se aos mais revoltantes serviços, cuja primordial finalidade é confundir a opinião pública. Assim, como os antigos fariseus citados nos Evangelhos, estes são também, exploradores do medo e da ignorância das pessoas, verdadeiros lobos em pele de cordeiro; fazem-se passar por líderes religiosos, políticos ou representantes de entidades de classe ou religiosas, falando em nome da moralidade, usando as referidas entidades como plataformas a serviço dos seus horripilantes interesses. Extremamente egoístas e vaidosos, procuram passar uma imagem simpática dentro de seus valores “ideológicos”, a quem os ouve ou assiste, vencendo sempre possíveis obstáculos criados por quem tenta desmascará-los.
Momentos há na vida, em que as pessoas cometem algum tipo de engano do qual se arrependem mais tarde, nas reflexões da idade madura. Por força de circunstâncias de ordem pessoal, política ou religiosa, o cidadão pode vir a ser induzido na juventude, a acreditar em falsos conceitos, levando-o a agir precipitadamente, a fazer vista grossa diante de fatos relevantes, em nome de ideias que levam a atitudes nem sempre louváveis, crendo que possam vir a ser justificadas no futuro. São equívocos a que o indivíduo está sujeito ao longo da existência, e, à medida que amadurece, percebe decepcionado, certa dose de hipocrisia também em suas crenças anteriores. Os novos fariseus, entretanto, não se decepcionam nunca em toda sua vida. Pelo contrário, têm plena consciência dos seus atos, considerando-se verdadeiros donos da verdade, influenciando pessoas cujas tendências ao fanatismo político ou religioso, passam a aceitar as mais nefastas correntes ideológicas, que acabam levando nações inteiras ao caos. Na antiga URSS, o stalinismo praticou horrores tanto quanto o nazismo alemão, em nome de uma ideologia extremamente materialista que pregava o ateísmo. Tudo em nome do expansionismo da extrema esquerda, no resto do mundo.
A filosofia desses novos fariseus se resume na conquista do poder a todo custo, não importa a ideologia nem o partido político a que pertencem. Ricos na maioria, com fortunas adquiridas por meios nada transparentes, dispõem de prestigio e poderes diversos que atuam em muitas áreas, e têm as leis em suas mãos. Podem, através de suborno, forjar a imagem midiática negativa de seus adversários, invertendo os papéis diante da opinião pública, o que acaba por marginalizar pessoas dignas que em momentos decisivos, batem de frente com tais fariseus. Jesus perdoou à adúltera e ao bom ladrão, mas, não perdoou aos fariseus hipócritas, “raça de víboras”, como ele os chamou. Hoje, muitos deles aproveitam-se dos momentos de crise institucional e moral, e não hesitam em usar inclusive, o nome de Deus para conquistar adeptos para suas “causas” arvorando-se de “salvadores da pátria”. Os novos fariseus usam e abusam do nome de Jesus, aquele que foi TORTURADO, morto na cruz, um dos piores instrumentos de suplício usados pelos romanos, senhores do maior império daquela época. Jesus foi entregue pelos fariseus de seu tempo, como um subversivo que contrariava os interesses do SISTEMA representado pelo império romano. Além de tudo, “andava com ladrões, vagabundos e prostitutas; não seria, portanto, um HOMEM DE BEM”, na opinião dos fariseus. Os novos fariseus querem também, torturar, prender, ou mesmo eliminar, pessoas que vão de encontro às injustiças do atual SISTEMA. Eles se autodenominam “cristãos” e “homens de bem”, de acordo com seus assustadores interesses. É a hipocrisia ao extremo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário