segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Jequié homenageará centenário de nascimento do poeta Wilson Novais


Considerado um dos grandes vultos jequieenses, que colaboraram para o desenvolvimento do município de Jequié, o jornalista, escritor, poeta e fundador da Associação Jequieense de Imprensa, Wilson de Oliveira Novais, completaria 100 anos de nascimento neste ano de 2019. Desse modo, em reconhecimento público ao seu legado, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, prestará uma homenagem pela passagem do centenário de Wilson Novais, na ocasião das celebrações aos 122 anos de emancipação político-administrativa, que é comemorado no mês de outubro.
Nascido em 25 de outubro de 1919, em Jequié, no alto do Maringá, filho de Francisco Ribeiro Novais e de Laurentina Adelaide Oliveira Novais, o jornalista que inspirou gerações se destacava pela cultura e pelo propósito de realizar um jornalismo imparcial. Wilson Novais contou histórias, analisou os tempos, ouviu o povo, construiu imagens, criou personagens, interpretou sentimentos, traçou perfis, debateu problemas e examinou fatos com a firmeza fundamentada nas suas conclusões de pesquisador da alma humana e do significado das coisas.
Fundador do ‘Jornal de Jequié’, em 1945, juntamente com o também jornalista Eusínio Bonfim, e patrono da cadeira número 2 da Academia de Letras de Jequié (ALJ), Wilson Novais escreveu o livro ‘Folhas Soltas’, publicado pelo Centro Gráfico do Senado Federal e criou, ainda, o soneto ‘Cidade Sol’, que viria a se tornar, oficialmente, o hino de Jequié. O poeta faleceu em 22 de agosto de 1996. (Jequié Repórte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário