terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Barragem do Cajueiro: Lixo toma conta do local

Na foto uma pequena mostra da realidade do local. Foto:Zenilton Meira
A principal barragem que abastece a cidade de Jequié, com 160 mil habitantes, que fica no povoado do Cajueiro, margem esquerda da BR-330, está tomada pelo lixo. Garrafas plásticas, resto de alimentos, refugo de frutas despolpada e resto de material de construções estão sendo depositado nas proximidades do lago.
O local é visitado por muitos turistas, principalmente nesta época do ano,  que terminam “esquecendo”, muito lixo no local. Os comerciantes que exploram o local são os grandes responsáveis pela sujeira, depositando nas margens da rodovia e proximidade do reservatório todo lixo e muitas vezes queimando no próprio local.
Segundo informações um veículo faz a retirada do lixo,  que fica ao relento, a disposição de animais. O ideal seria um contêiner para recepcionar o material.
A responsabilidade de conservação e manutenção do reservatório é da Embasa que explora os recursos hídricos. Campanha de conscientização e destinação do lixo deveria ser a prioridade da empresa. 
O Serviço Social do Comércio (SESC), tinha um projeto voltado para a limpeza dos pontos turísticos de Jequié, vários voluntários recolhiam lixo reciclável em  parceria com a Associação dos Catadores de Jequié. Placas eram colocadas para conscientizar a população e de fato prestava uma grande contribuição na limpeza destas áreas. Era o projeto “Jogando Limpo com a natureza”. (Zenilton Meira)
O local é lindo, autoridades precisam tomar providencias para dá destinação ao lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário