quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

.Evento marca três décadas do Grupo Ecológico Rio das Contas GERC

A imagem pode conter: texto

         Nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o Grupo Ecológico Rio das Contas – GERC realiza ato na Câmara de Vereadores de Jequié às 15h para comemorar 30 anos de existência da entidade.
            Há  exatos  30 anos, dia 22 de fevereiro de 1989, também na Câmara de Vereadores um grupo de pessoas criava o Grupo Ecológico Rio das Contas – GERC, que surgiu como movimento pela recuperação do Rio das Contas após uma reunião promovida pela Cemar  e UJS dia 22 de janeiro de 1989 na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro,  para discutir a degradação e   propostas de recuperação do manancial que atravessa Jequié.
            Ao longo dessas três décadas o GERC tem desenvolvido diversos projetos ambientais, a exemplo do Educação para a Vida (o primeiro programa de educação ambiental da região Sudoeste, em parceria com a UESB), Cidadão Ecológico, SOS Caatinga, Mãe da Mata – Proteção da Mata Atlântica através do ecoturismo dentre outros. A entidade ambientalista também produziu vídeos educativos, que têm sido utilizados como suporte didático nas escolas como “Rio das Contas- potencialidade e poluição”, “ Mãe da Mata” e “Memória e Ambiente Natural de Contendas do Sincorá”,  que serão exibidos nesta sexta –feira, dia 22,  e plantou centenas de árvores nativas através de projetos como o Bosque da Amizade na AABB de Jequié, o Bosque do Amor  e o Reflorestar a Vida em diversos locais do município.
            O GERC hoje tem uma representação nacional. A entidade foi   votada pelas entidades ambientalistas do Nordeste do Brasil no final do ano passado e reeleita para o Conselho Nacional do Meio Ambiente- Conama. O grupo ambientalista foi representantes também no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas e no Conselho Municipal do Meio Ambiente – Condema.
            Além da exibição dos videodocumentários, vai acontecer apresentação dos fatos que marcaram os 30 anos do GERC, homenagem ao professor Juraci Reis, aos moradores da Praça da Amizade e da Praça do Amor e a memória do professor  Wilson Rocha Filho e dos artistas  Antônio Gomes (Vaquinha) e Pedro Nogueira e             filiação de novos  membros ao GERC. A programação tem início 15h e encerra às 18h30, na Câmara de Vereadores de Jequié (Ascom  do GERC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário